Programação da Emancipação tem início nesta sexta (19) com Corrida Estudantil e projeto Cultura em Movimento

  • Publicado no dia: 18-07-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A programação da Emancipação Política, que marca as comemorações dos 61 anos de Paulo Afonso, tem início nesta sexta-feira (19), com a realização da primeira edição da Corrida Estudantil e do projeto Cultura em Movimento.

     

    A corrida está prevista para ter início às 7h, com concentração no Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães. “Essa atividade tem por objetivo unir os alunos da rede municipal de ensino, oportunizando a modalidade dentro da Educação Física escolar. Cada escola inscreveu 10 alunos nas categorias masculino e feminino”, afirma o coordenador da Educação Física, Marcos Brito.

     

    O evento é voltado aos estudantes do ensino fundamental II, num percurso de 2,5km. Todos os participantes serão premiados. “É uma forma de incentivar os alunos e os três primeiros vão receber troféus”, acrescenta.

     

    O coordenador também ressalta que a educação física serve para que os alunos conheçam todas as modalidades esportivas. “É despertar esse olhar para as possibilidades que eles têm, além de construir conhecimento e cidadania para essa garotada”, enfatiza.

     

    Ainda nesta sexta, a partir das 17h, tem início o projeto Cultura em Movimento, que tem como objetivo a valorização dos talentos locais. O evento acontece na Praça Padre Lourenço, no BTN II.

     

    Coordenado pela Secretaria de Cultura e Esporte, o projeto é mais uma oportunidade para os artistas pauloafonsinos mostrarem seu talento e uma nova opção de lazer e diversão para a comunidade. Serão 12 edições, organizadas pelo poeta Rogério Xavier, do Chá de Poesia, com a participação de artistas de cada bairro, com cinema, teatro, poesia, artesanato, música, artes plásticas e todas as atividades voltadas para a cultura.

     

    Além do BTN II, outras comunidades serão atendidas: BTN I, Malhada Grande, Juá, Várzea, São José Riacho, Centenário, Jardim Bahia, Centro, Bairro Rodoviário e Moxotó Bahia.

     

    “É um projeto que nós já estávamos idealizando há alguns meses e vai acontecer a partir desta sexta, 19 de julho, na semana da Emancipação Política de Paulo Afonso. Será um espaço onde as pessoas da região que lidam com música, poesia, pintura, teatro, cinema e outras atividades, possam mostrar suas habilidades. A abertura será na Praça Padre Lourenço, BTN II, mas o projeto percorrerá bairros e povoados da cidade. Toda logística que inclui palco, toldos, tela de cinema e iluminação, será disponibilizada pela Prefeitura”, elenca o secretário de Cultura e Esportes, Jânio Soares.

     

    Os eventos alusivos aos 61 anos de Emancipação Política de Paulo Afonso seguem até o dia 28 de julho, com programação cívica e cultural.

     

    Confira a programação:

     

    20/07 (sábado)
    20h – Luau na Praça – Monumento o Touro e Sucuri

    21/07 (domingo)
    8h às 19h – Open de Jiu Jitsu – Local: Ginásio Luís Eduardo Magalhães.

    23/07 (terça-feira)
    8h – Hasteamento de bandeiras- Local: Avenida Apolônio Sales (em frente à Prefeitura).
    19h Culto em ação de graças- Local: Igreja Nova Aliança (Rua Marechal Castelo Branco, 635).

    24/07 (quarta-feira)
    19h – Missa em ação de graças – Local: Catedral Nossa Senhora de Fátima.

    25/07 (quinta-feira)
    19h – Aulão de dança – Local: Centro de Cultura Lindinalva Cabral.

    28/07 (domingo)
    8h – Desfile da Emancipação Política – 8h – Local: Avenida Apolônio Sales.
    15h – Regata das sobreviventes do Câncer de Mama – Lago do Monumento O Touro e a Sucuri
    16h – Passeio ciclístico – Concentração: Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães.
    18h Mostra Esportiva e Cultural- Local: Praça da Bíblia (Av. Getúlio Vargas).

    Autor: Ascom PMPA