Programação cívica da emancipação é aberta com hasteamento de bandeiras

  • Publicado no dia: 23-07-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Nesta terça-feira (23), o prefeito Luiz de Deus e autoridades convidadas participaram da abertura da programação cívica da Semana da Emancipação Política de Paulo Afonso.


    Além do prefeito, estiveram no tradicional hasteamento das bandeiras, que aconteceu no pátio da Prefeitura, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, polícias Militar e Civil Corpo de Bombeiros, instituições religiosas e de ensino municipal e particular.


    A programação prossegue até o próximo domingo (28), quando a cidade de Paulo Afonso completa 61 anos de criação oficial, com atividades cívicas, educativas, culturais e religiosas, destacando-se o desfile cívico que acontecerá no domingo (28), às 8h, na Avenida Apolônio Sales. Este ano, a parada tem como tema ‘Educação de Excelência na Era da Competência Socioemocional’. De acordo com a coordenação do desfile, o tema foi escolhido de acordo com as atividades realizadas pela Secretaria de Educação, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


    “Nossas atividades no ano letivo de 2019, se baseiam nas competências preconizadas na Base Nacional Comum Curricular. A Secretaria de Educação trabalha em parceria com o Governo Federal, desenvolvendo ações que têm como foco a construção do futuro dos alunos. Considerando que nossos educadores procuram ver em seus alunos, pessoas completas, respeitando suas opiniões e lidando com a diversidade de ideias, desde que sejam benéficas para os futuros cidadãos, surgiu a ideia de usarmos esse tema”, diz o subsecretário de Educação Pedro Gomes, que representou a titular da pasta, Elza Brito, ausente por motivo de outras atividades de trabalho.


    A BNCC é um documento lançado pelo Ministério da Educação que define as aprendizagens essenciais que os alunos brasileiros devem ter no Ensino Básico. O objetivo é que, independente das diferenças sociais ou culturais, todos os estudantes tenham seus direitos de acesso ao conhecimento preservados.


    A programação da Semana da Emancipação prossegue até o domingo (28), quando a cidade de Paulo Afonso completa 61 anos de criação oficial. Ainda na terça-feira (23), um culto em ação de graças vai ser realizado na Igreja Nova Aliança, na Rua Marechal Castelo Branco, 635, a partir das 19h.


    Na quarta-feira (24), a partir das 19h, será celebrada uma missa em ação de graças, na Catedral de Nossa Senhora de Fátima. Na quinta-feira (25), os estudantes da rede municipal vão participar da I Corrida Estudantil da Emancipação. O evento está marcado para ter início às 7h, com concentração no ginásio Esportivo Luís Eduardo Magalhães.


    A programação também contempla inaugurações de obras realizadas pela gestão. A Biblioteca Municipal Forquilha, localizada no Bairro Alves de Souza vai ser entregue na quinta-feira (25). O espaço dispõe de milhares de livros, além de sala de multimídia.


    Ainda no dia 25, os amantes da dança também têm espaço na programação. Às 19h, no Espaço Cultural Lindinalva Cabral, vai rolar um aulão pra lá de especial.


    No Bairro Tancredo Neves, a gestão inaugura a Praça Dom Mário Zanetta, na sexta-feira (26). O local ganhou um monumento Obelisco, iluminação especial e torna-se o novo cartão postal da cidade.


    No dia 28, além do tradicional desfile na Avenida Apolônio Sales, com a participação de escolas e entidades sediadas no município, a partir das 15h, no lago do monumento O Touro e a Sucuri, serão realizadas regatas de Carranca Boat, com mulheres sobreviventes de câncer de mama. A programação se encerra com um passeio ciclístico percorrendo ruas e avenidas do centro da cidade. A concentração será no ginásio Luís Eduardo Magalhães, a partir das 18h. Em seguida, na Praça da Bíblia, acontece uma Mostra Esportiva e Cultural.

    Autor: Ascom/PMPA