A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Programa Mais Educação, que é uma parceria com o Governo Federal para instituir a jornada de tempo integral nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Neste ano letivo de 2015 a jornada ampliada para os estudantes já é uma realidade em 28 turmas, que contemplam 840 alunos em contraturno.
O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.
As Escolas Casa da Criança 01, 02, 03, 05 e Lions Clube; As Escolas Municipais Reunidas Severino Alves, São Vicente de Paulo, João Bosco Ribeiro, Guiomar Pereira, Vinícius de Moraes, Dernival Oliveira, Rivadalva Carvalho, Raimundo Toledo, Georgina Alves, Manoel Neto, Manoel de Almeida e São José já estão desenvolvendo essa ação pioneira no município de Paulo Afonso.
Atividades de âmbito pedagógico, artístico e desportivo são realizadas diariamente no contraturno dos alunos, a exemplo de oficinas de teatro, dança, pintura, horta, brinquedoteca, xadrez, futebol, futsal, vôlei, além de atividades de reforço nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. A merenda escolar também é ofertada durante a jornada integral.
O prefeito Municipal, Dr. Anilton Bastos Pereira, disse estar muito feliz por cumprir mais uma promessa de campanha, melhorar significativamente o processo educacional e por ver o aluno mais tempo na escola desenvolvendo atividades de âmbito educacional para a sua formação e inserção social.
Nessa mesma vertente, a professora Selma Carvalho, secretária Municipal de Educação, frisou: “A jornada de tempo integral é mais um aliado a todas as inovações que estamos realizando para a melhoria do ensino e da aprendizagem em nossas escolas da Rede Municipal de Ensino. O nosso trabalho é incessante, nossas parcerias são eficazes e os resultados já são visíveis no quesito pedagógico e na condução à cidadania de nossos estudantes. Nossos munícipes podem ter a certeza de que trabalhamos com amor e profissionalismo para a construção de uma sociedade justa, cidadã e com uma melhor qualidade de vida!”
Autor: ASCOM/PMPA com informações da SEDUC