Programa Cisternas garantirá água para área Rural

  • Publicado no dia: 10-04-2009
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, visitou alguns povoados da área rural, no dia 16 de março de 2009, para fazer o cadastro das famílias no programa cisternas. Este projeto irá beneficiar 123 casas da zona rural. A Prefeitura tem que correr contra o tempo para que essas cisternas fiquem prontas em menos de três meses. O Programa estava parado há um ano e meio e já corria o risco do Governo Federal recolher a verba investida no valor de R$ 163.416,50.

    A implantação das cisternas na Zona Rural está incluída no Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional, promovendo o acesso à água através da chuva, para o consumo humano às comunidades de baixa renda. As comunidades participantes do projeto são: Lagoa da Pedra, Pedrezinha, Mandú, Lagoa do Junco, Tabuleirinho, Salobro e Sítio do Tará.

    Terão prioridade para recebimento as famílias que possuam idosos, maior quantidade de crianças, pessoa portadora de algum tipo de necessidade especial, número de identificação social, telhado da casa com mais de 40 m2 .

    A única tarefa do morador é cavar o buraco para que os pedreiros possam dar continuidade aos trabalhos visando à implantação das cisternas.

    Segundo Edilson Ramos, assessor do Programa Cisternas em Paulo Afonso e gestor do Projeto em Alagoas; “não adianta apenas construir as cisternas, as famílias serão capacitadas para continuar mantendo perfeitamente o uso delas, é preciso fazer uma conscientização”. O curso terá a carga horária de 6 horas e será ministrado durante dois dias.

    Fazem parte ainda do programa capacitações em gerenciamento de recursos hídricos para os usuários das cisternas eficientizarem seu uso, que deverá ser somente para consumo humano.

     

    Autor: ASCOM