Os moradores da comunidade Várzea, na área rural de Paulo Afonso, estão sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde por meio do programa Ação Viver. O projeto, que completou um ano, tem como objetivo socializar, conscientizar e motivar os pacientes a hábitos saudáveis.
A ação tem apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e também incentiva a importância da atividade física, através de uma alimentação saudável. O projeto nasceu direcionado ao grupo de Hipertensos e Diabéticos, mas o projeto também assiste outras pessoas da comunidade.
Os encontros acontecem no PSF do povoado Varzea e o público tem acesso a ginástica laboral, além de acompanhamento com os profissionais em várias de atendimento.
“O Ação Viver incentiva a importância da atividade física, além de uma alimentação saudável. O projeto nasceu direcionado ao grupo de hipertensos e diabéticos, porém, outras pessoas também estão tendo acesso aos encontros que acontecem, em média, a cada dois meses. A equipe do PSF Várzea com Apoio do Nasf, são os responsáveis por acontecer os encontros”, afirma a mentora do projeto e enfermeira Maria das Graças Muniz.
Autor: Ascom/PMPA