Profissionais que atuarão no Centro Integrado de Atendimento Multidisciplinar participam de acolhimento

Profissionais que atuarão no Centro Integrado de Atendimento Multidisciplinar participam de acolhimento

Profissionais que atuarão no Centro Integrado de Atendimento Multidisciplinar participam de acolhimento

 

 

Nesta sexta-feira (17), a equipe da Secretaria Municipal de Educação realizou a reunião de acolhimento para os dez profissionais que atuarão no Centro Integrado de Atendimento Multidisciplinar (CIAM), projeto pioneiro previsto na Lei Federal 13.935/2019 que “determina a inclusão obrigatória de profissionais de Psicologia e Serviço Social em redes públicas de educação básica”. O objetivo principal do CIAM é acompanhar de forma multidisciplinar os alunos, familiares e profissionais da rede municipal de ensino.


De acordo com a Secretária de Educação, Elza Brito, foi mais um dia de muita alegria e a pasta tem o compromisso de continuar trabalhando para atender e minimizar as problemáticas que surgem de ordem psicológica, comportamental e questões disciplinares. 


“A gente inicia um trabalho novo para o qual se gerou muita expectativa, estamos muito esperançosos de que mais uma vez vamos poder atender bem os nossos alunos. Já iniciamos esse trabalho realizando uma triagem da realidade e do contexto educacional das unidades”, diz Elza.


“Nós esperamos que com essa ação, tenhamos um avanço muito significativo no que diz respeito a aprendizagem dos nossos alunos”, ressalta a Coordenadora do Centro Integrado de Atendimento Multidisciplinar (CIAM), Keila Maciel.


O projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal de Educação e Conselho Tutelar. Inicialmente será feito um diagnóstico na rede e os casos detectados serão encaminhados para os demais órgãos de acordo com a necessidade.


“O fundamental da assistência social é o acolhimento aos estudantes, as famílias e a comunidade escolar. O importante nessa parceria é o trabalho que será desenvolvido. Vamos estar acolhendo, orientando e realizando os encaminhamentos necessários as redes de apoio”, diz a Assistente Social, Silvana Lima.

 

Autor: Ascom/PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos