Profissionais de várias áreas da saúde que trabalham na atenção primaria, participaram do 1ª Encontro de Especialização sobre o cuidado de pessoas com condições crônicas na APS, nesta terça-feira (5). A ação, que aconteceu no IFBA, faz parte do Projeto Cuida APS, realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde e o Núcleo de Educação Permanente (NEP).
“Estamos aqui com a inovação trazendo em parceria com o Hospital Oswaldo Cruz o Cuida APS, o cuidado com a atenção primária. Estamos trazendo uma equipe multiprofissional, onde tem médico, enfermeiros, dentistas, psicólogos e equipe do NASF para essa especialização para melhor levar os serviços para os pacientes. Essa especialização realmente vai ser um diferencial no atendimento e no cuidado diretamente também com pessoas com doença crônica”, explica a Coordenadora do NEP, Larissa Thiara.
Neste primeiro módulo foi destacado as necessidades da saúde e qualificação do cuidado de crônicos. A Gestora de Campo e docente da turma, Amanda Blauth, falou sobreo 1ª Encontro presencial do Curso de Pós-graduação em melhoria do cuidado das pessoas com condições crônicas na Atenção Primária à Saúde (APS).
“O principal objetivo é o fortalecimento da atenção primária de saúde para a qualificação das pessoas com condições crônicas, na preparação desses profissionais para uma mudança das práticas e a gente potencializar a atenção primaria como primeiro nível de complexidade do Sistema Único de Saúde”, diz Amanda Blauth.
A especialização, que tem durabilidade de 18 meses, com aulas presenciais e online, tem continuidade nesta quarta-feira (6).
Autor: Ascom/PMPA