A primeira etapa do Acolhimento Pedagógico para os profissionais dos postos de saúde Maruim e Santa Inês, que teve início no dia 7, foi finalizada nesta sexta-feira (10). A segunda etapa teve início nesta segunda-feira (13) e vai até 22 de julho. Já a terceira vai de 26 de julho até 28 de julho.
O Acolhimento Pedagógico, que é proposto pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), é um processo estruturante de Educação Permanente voltado às equipes de Saúde da Família no Estado da Bahia, com o objetivo de acolher os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família (ESF), a partir dos elementos pedagógicos que pautam a própria ESF, a Atenção Básica e o Sistema Único de Saúde.
A atividade está sendo conduzida pela Nutricionista Jozy Nathielly, pelas enfermeiras Larissa Thiara e Simone Pimentel e pela médica Patrícia Carvalho.
O público-alvo é composto por trabalhadores das equipes de Saúde da Família (ESF), médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, auxiliares de saúde bucal, recepcionistas e Profissionais do NASF – AB, equipes multiprofissionais.
O objetivo geral do acolhimento é o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família, das unidades de saúde com foco na participação dos servidores, buscando capacitá-los para acolher o usuário de forma adequada, encaminhá-los para o atendimento conforme suas necessidades de forma resolutiva, orientar os trabalhadores em saúde na organização do serviço e atender com eficiência as demandas das unidades.
O cronograma vai contemplar ainda os profissionais de outras Unidades Básicas de Saúde.
Autor: Ascom/PMPA