Profissionais de enfermagem das UBS recebem capacitação sobre aleitamento materno

  • Publicado no dia: 05-08-2021
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    O Núcleo de Educação Permanente promoveu nesta quinta-feira (5), a palestra Amamentação: Abordagem Multidisciplinar. O evento integra a programação do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno.


    A atividade realizada no auditório Edson Teixeira foi destinada aos enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que terão a missão de multiplicar o conhecimento. O evento é desenvolvido pela Secretaria de Saúde, por meio do NEP e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).


    A palestra foi ministrada pela nutricionista Josy Nathiely, que alertou sobre a importância da amamentação para uma vida saudável das crianças. “O leite evita diarreia, infecções e alergias, tem efeito positivo na inteligência e desenvolvimento emocional, diminui o risco de colesterol e pressão alta, reduz a obesidade e diabetes”. A profissional também destaca que é justamente o processo da amamentação que envolve a interação profunda entre mãe e filho.


    A capacitação ainda contou com a participação da coordenadora de Odontologia, Yana Talita, que explicou a importância do profissional nas etapas do pré-natal e durante as realizações das puericulturas, acompanhamento realizado após o nascimento do bebê.


    De acordo com a fonoaudióloga Karina Lima, o aleitamento vai além de contribuir com a nutrição do neném, auxiliando nos órgãos fonoarticulatórios,na mastigação, na fala e na deglutição.


    Para a responsável do NEP, a enfermeira Larissa Thiara, o encontro além de marcar o mês Dourado, vai proporcionar aos profissionais uma atualização multidisciplinar sobre o tema. “Convidamos nossas fonoaudiólogas, nutricionistas e dentistas para abordar sobre o tema amamentação de forma multidisciplinar”, explica a coordenadora.


    Durante o encontro, os profissionais participaram do momento de alongamento e relaxamento com o educador físico do Nasf, Erick. Além das palestrantes, o evento contou com a participação da superintendente de Atenção Básica, Simone Pimentel.


    Embora o aleitamento materno seja um ato entre mãe e bebê, todos que estão ao redor, como pais, avós, familiares e profissionais de saúde, têm um papel relevante para o apoio e acolhimento nesse momento tão fundamental na vida de ambos.

     

    Autor: ASCOM/PMPA