Formar multiplicadores de conhecimentos e capacitar orientadores; é com esse objetivo que a Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Nacional Anti Drogas (SENAD) do Governo Federal e Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio do Centro Regional de Formação permanente (CRR) irá oferecer aos Profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) uma Capacitação sobre álcool e outras drogas, com enfoque no CRACK. A capacitação objetiva transmitir aos participantes formas e maneiras apropriadas e com eficiência de abordar os usuários de drogas e suas respectivas famílias.
A Capacitação está sendo realizada durante toda sexta-feira, 01, no Auditório Edson Teixeira, das 8 às 17 horas e irá contemplar os Profissionais dos diversos Programas da SEDES, a exemplo do CRAS BTN II, CRAS BTN III, CREAS CONSELHO TUTELAR, CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER EUDÓCIA ANTUNES DE ASSIS, PETI, PROJOVEM ADOLESCENTE, NUCLEO SOCIAL DO BTN entre outros.
A Capacitação é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Afonso em parceria com o Governo Federal e Governo do Estado, através da Universidade do Estado da Bahia, em combate ao CRACK. O conteúdo da capacitação apresenta estudos de caso, políticas públicas no combate às drogas e redução de danos e a intervenção breve para manejo ao dependente químico.
A importância dessa capacitação é a transmissão do conhecimento , para que sejam utilizados em seu local de atuação, a fim de proporcionar resultados positivos, porque a droga é um tema atual, debatido pela mídia e a sociedade precisa de esclarecimentos, uma vez que o agente de saúde é o vínculo do poder público com a sociedade.
“O prefeito Anilton Bastos não tem medido esforços para aquisição de parcerias que tragam benefícios à população e essa parceria com a Secretaria Nacional Anti Drogas (SENAD), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tem sido muito importante, uma vez que nossa cidade será beneficiada com vários projetos voltados para a prevenção, tratamento e recuperação dos usuários de drogas”, destacou o coordenador do CAPS AD, Rodrigo Dia.
Autor: ASCOM / PMPA