Profissionais da Educação participam de palestra sobre aplicação da BNCC

Profissionais da Educação participam de palestra sobre aplicação da BNCC

Profissionais da Educação participam de palestra sobre aplicação da BNCC

Nesta quinta-feira (13), a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, diretores, coordenadores e educadores da rede municipal se reuniram no auditório da Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro, para assistir uma palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


A secretária de Educação, Elza Brito, explicou que o encontro complementou o que foi apresentado na Jornada Pedagógica, realizada na última semana do mês de janeiro, e serviu para orientar os educadores, gestores e a equipe técnica da Seduc sobre as atividades do ano letivo.


“Foi um momento de formação, em continuidade às explanações sobre a Base Nacional Comum Curricular, iniciadas na Jornada Pedagógica. Hoje, nós reunimos profissionais da educação e a equipe técnica da Seduc para discutir a prática e como trazer a BNCC para o cotidiano da escola”, disse.


Ministrada pelo professor Luiz Vicente, da Editora FTD e tradutor/intérprete do Grupo Syntaxis, a palestra, que teve como tema: Neurociência e planejamento: Reflexões necessárias à práxis pedagógica, desenvolveu tópicos sobre neurociência, como o cérebro aprende, organização de tempo e espaços. O palestrante trouxe sugestões práticas de como construir competência e habilidades a partir da inclusão da BNCC no ano letivo, conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996).


“Considerando que a BNCC se torna obrigatória a partir deste ano, nós esperamos contribuir com a construção do currículo do município. As reflexões visam ajudar os participantes na organização das salas, bem como construir competências com o uso de metodologias antigas, as chamadas aulas invertidas”, pontuou o palestrante.


De acordo com o Ministério da Educação, a Base Nacional Comum Curricular deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Ela estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.


Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Autor: Ascom/PMPA

Artigos Relacionados

COMUNICADO IMPORTANTE

A Prefeitura de Paulo Afonso informa que o Portal do Servidor já está disponível para acesso.

COMO ACESSAR?

*Utilize seu CPF como login e senha.

Ao entrar, será necessário criar uma nova senha para maior segurança.

Acesse o portal e tenha mais praticidade na consulta de seus dados e serviços.