Profissionais da educação participam da abertura da Jornada Pedagógica

• Publicado no dia: 01-02-2023

Mais de mil profissionais da rede municipal de educação estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (1º), para a abertura da Jornada Pedagógica 2023. O evento foi marcado pela palestra do mestre e filósofo, Gabriel Perissé, e aconteceu na quadra poliesportiva do Centro Educacional Municipal Paulo Afonso (CEMPA).

O vice-prefeito Marcondes Francisco, que representou o prefeito Luiz de Deus; a secretária de Educação, Elza Brito e a equipe da pasta recepcionaram os servidores. “Temos grandes desafios para o ano letivo de 2023, que é a recomposição da aprendizagem, acolher bem os nossos alunos para que ele tenha sucesso. Estaremos cada vez mais junto ao nosso professor para realizarmos um trabalho de excelência para que a educação cada vez mais busque um patamar de oferta de qualidade de ensino. Para nós é uma grande data”, diz Elza.

Os profissionais foram recebidos com música ao vivo com Izael de Jesus, William e Clériston Rios. Em seguida teve a apresentação do Coral Vozes da Educação. Com o tema “Educação e Cidadania: formação para o mundo”, os educadores analisaram os resultados obtidos em 2022 e projetaram as metas para 2023, com foco no SAEB e SABE.

“A professora Elza e toda a sua equipe está de parabéns porque é um momento de acolhimento dos professores e todos os profissionais de educação. O prefeito Luiz de Deus, sempre preocupado com a educação, tem dando todo o apoio a Seduc para que ela possa fazer um excelente trabalho. Tem sido oferecida uma educação de qualidade em Paulo Afonso”, ressalta o vice-prefeito, Marcondes Francisco.

Durante a jornada foram entregues de forma simbólica três notebooks, representando os 800 equipamentos distribuídos para os professores que estão na ativa para utilizar no planejamento de aulas e outras atividades didáticas.

“O mais importante agora é cada professora e professor ter na consciência que é um profissional, que tem a responsabilidade de assumir a própria formação para transbordar e transformar a educação da sua sala de aula, da sua cidade e seu país. Paulo Afonso eu não conhecia pessoalmente e agora quero voltar para, na medida das minhas possibilidades, ajudar nessa transformação educacional”, diz o palestrante Gabriel Perissé.

A Jornada Pedagógica segue até o dia 3 de fevereiro, com atividades que vão debater o tema.

Confira a programação completa:

Abertura no dia 01 de fevereiro

7h30 – Encontro na quadra do CEMPA

Tarde

13h30 – Acolhimento dos professores nas Unidades Escolares; – Leitura da Portaria Organizacional; – Analisar os resultados obtidos em 2022 e projetar as metas a serem atingidas em 2023, todos com foco no SAEB e SABE; – O que ocorrer.

2º Dia: 02/02

Manhã

7h – Recepção 8h – Live: SEBRAE – “Educação empreendedora e o protagonismo juvenil em Paulo Afonso.”

9h – Re(Elaboração) do PPP.

13h – Atualização do Plano de Ação

3º Dia: 03/02

Manhã

7h – Recepção dos professores; – Live sobre Currículo Planejamento; distribuição da carga horária; Plano de Curso;

Tarde

13h – Elaboração da Semana Diagnóstica e acolhimento dos alunos.