Profissionais da Atenção Básica recebem qualificação para cadastro de gestantes do município

  • Publicado no dia: 13-09-2013
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Enfermeiros da atenção básica do município estiveram reunidos, recebendo qualificação para melhor realizar o cadastro das gestantes no SISPRENATAL WEB. Segundo o coordenador da Atenção Básica, Altardelly Cabral, o SISPRENATAL WEB está inserido dentro da Rede Cegonha. O programa é um sistema online que permite cadastrar a gestante, monitorar e avaliar a atenção ao pré-natal e ao puerpério, prestadas pelos serviços de saúde a cada gestante e recém-nascido, desde o primeiro atendimento na Unidade Básica de Saúde até o atendimento hospitalar de alto risco.

    O puerpério é a fase pós-parto, ou seja, após o nascimento do bebê, também conhecida como 4º período ou período de Greenberg. O período de Greenberg inicia-se após a dequitação da placenta e termina após a primeira hora pós-parto.

    O sistema contribui, ainda, para identificar fatores que caracterizam a gravidez de risco, com o objetivo de promover a segurança da saúde da mãe e da criança e auxilia na identificação de complicações responsáveis pelas principais causas de morbidade e mortalidade materna e perinatal.

    Autor: ASCOM / PMPA