Na quadra do Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães, 1.100 crianças matriculadas no 5° ano do Ensino Fundamental, formandas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), vão receber o certificado de conclusão do Programa, criado pelo Governo do Estado e que nos últimos 7 anos já beneficiou 6.156 estudantes de Paulo Afonso.
A solenidade de formatura será nesta quarta-feira, 7, terá a participação de autoridades como o prefeito Anilton Bastos Pereira; da secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira; da secretária de Educação, Selma Carvalho de Siqueira, de policiais militares (que ministram as aulas), diretores dos estabelecimentos de ensino e autoridades convidadas.
A secretária Selma disse que os alunos recebem no curso as orientações do instrutor e dos professores, mas somente eles irão determinar as suas escolhas. “As crianças são o nosso futuro e cabe a nós mostrarmos o caminho do bem para que elas possam escolher com segurança”, acrescenta.
O PROERD é um programa de caráter social e preventivo, posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. Na Bahia o Programa foi implantado em 2003.
O programa é tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde é desenvolvido. Uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado, o PROERD é direcionado aos alunos que estejam cursando quinto ou sétimo ano do ensino fundamental e foi implantado em Paulo Afonso no ano de 2006, atendendo neste primeiro momento às escolas das redes estadual e municipal.
Autor: ASCOM / PMPA