Procissão fluvial foi uma das últimas homenagens a São Francisco

  • Publicado no dia: 05-10-2015
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    As homenagens a São Francisco de Assis, padroeiro de Paulo Afonso e de todas as cidades banhadas pelo Rio da Integração Nacional, encerraram-se neste domingo (4), dia dedicado ao santo protetor dos animais e da natureza.

     

    Pela manhã aconteceu a tradicional procissão saindo da igreja, construída na década de 1950, em direção à Beira-Rio, na barragem de Moxotó. Em seguida, acompanhado por mais de trinta pequenas embarcações, o catamarã que conduziu a imagem de São Francisco saiu em cortejo fluvial pelo canal da Usina PA IV até o Balneário Prainha, onde centenas de fiéis cantando louvores acompanhados pela banda marcial do Colégio Montessori, aguardavam para agradecer por milagres alcançados.

     

    A bordo do catamarã, o Padre Celso Anunciação, o prefeito Anilton Bastos Pereira e a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, que na quarta-feira (30/9) participaram da 6ª noite do novenário, representando os funcionários públicos municipais. Após a chegada à Prainha, agora conduzida por um caminhão do Corpo de Bombeiros, a imagem de São Francisco seguiu em carreata percorrendo um trecho da BA 210, Avenida Apolônio Sales e Rua do Gangorra, retornando à igreja.

     

    Para o padre Celso Anunciação, pároco da Igreja de São Francisco, a presença de representantes do Poder Executivo no evento significa que as autoridades, além de estarem conscientes da importância de buscar a Deus, estão empenhadas na responsabilidade que cada um tem de cuidar da natureza, especialmente do Rio São Francisco, que segundo ele, é um patrimônio dos brasileiros, especialmente dos nordestinos.

     

    Neste ano a tradicional festa religiosa que teve como tema Sem Amor eu Nada Seria, contou com celebrações de missas no pátio da igreja e festa de largo com shows musicais, praça de alimentação, barracas para venda de artigos religiosos, exposição literária e bingo beneficente.

     

    “É um momento para nós aprendermos com São Francisco, que deu um grande exemplo de fé, busca pela paz e amor à natureza e reforçar nosso compromisso com a preservação do Rio São Francisco. A participação do prefeito e da primeira dama mostra que os representantes do Poder Público também aderem a esse compromisso”, falou padre Celso.

    Autor: ASCOM/PMPA por Washington Luís DRT/BA 4109