A unidade de Ensino Padre Lourenço Tori, localizada no Povoado Várzea, realizou a primeira edição da Feira do Peixe. O evento foi realizado no espaço Agroecológico, uma iniciativa da Prefeitura, através das secretarias de Educação e Agricultura e Aquicultura.
Ao todo, o espaço abriga seis tanques. Foram retirados 240 peixes, totalizando 258 kg, variando de 1,07 a 1,3 kg por peixe. A unidade tem como objetivo a sustentabilidade com a produção de peixe, na perspectiva do agronegócio. É um projeto piloto, que visa a atividades ecológicas, sociais e econômicas.
Com um período de cinco meses de cultivo, o primeiro ciclo terá todos os peixes retirados nos próximos dias. O produto está sendo comercializado a 7 reais o quilo e o valor arrecadado servirá para custear o próximo ciclo, tornando o projeto autossustentável.
“Ficamos muito satisfeitos com o resultado do primeiro ciclo. A partir de fevereiro iremos trabalhar de forma pedagógica com alunos e professores. Eles irão participar ativamente no processo de cultivo dos peixes, sob orientação do engenheiro de Pesca”, afirma o secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Campos Torres.
Autor: Ascom/PMPA