Durante a próxima sexta-feira e sábado, dias 4 e 5 de fevereiro, respectivamente, a Prefeitura de Paulo Afonso estará realizando um teste para viabilização de mudanças no trânsito no trecho da Avenida Amâncio Pereira, compreendido entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Santo Antônio. Durante os dois dias, este trecho da via funcionará em sentido único, na direção Getúlio Vargas – Rua Santo Antônio.
A ação tem como objetivo testar medidas que melhorem o tráfego de veículos naquele local, em especial o de transporte coletivo. O trecho, que possui veículos estacionados nos dois sentidos, é apontado como problemático pelos motoristas de ônibus, que fazem manobras muitas vezes arriscadas para livrarem-se destes carros.
A simulação será acompanhada por agentes de trânsito, que estarão no local orientando e esclarecendo as dúvidas da população. “Não há motivo para preocupação porque uma equipe estará no local orientando os pedestres e condutores”, falou o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Francisco Daniel.
Francisco ressaltou que o teste faz parte de um estudo do trânsito da cidade realizado pela Prefeitura de Paulo Afonso. “Só poderemos saber como o trânsito vai se comportar através de simulações e testes, como este que estaremos realizando na Amâncio Pereira. Durante os dois dias observaremos o fluxo dos veículos na região e caso a mudança de sentido da via seja positiva, tomaremos as medidas necessárias para a implantação destas mudanças”, afirmou, acrescentando: “Os testes objetivam a redução de acidentes e especialmente a preservação da vida, que é a nossa principal meta”.
A simulação na Avenida Amâncio Pereira faz parte de uma série de ações que estão sendo executadas pela Prefeitura para a melhoria do tráfego. Desde o ano passado estão sedo tomadas tomando medidas neste sentido, como a organização do calçadão da Avenida Getúlio Vargas e a transferência para o Centro de Cultura Lindinalva Cabral do ponto de ônibus e vans que se deslocam para os municípios circunvizinhos. Outras ações realizadas foram nova sinalização implantada na via em frente ao Batalhão da Polícia Militar e a retirada dos ambulantes dos estacionamentos da Avenida Landulfo Alves.
Autor: ASCOM/ PMPA