Prefeitura reestrutura Centro de Zoonoses

  • Publicado no dia: 15-05-2009
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Em poucos dias, o Centro de Zoonoses Municipal, localizado na Rua Itália nº 01 no bairro Abel Barbosa, ganhará novas instalações, ampliando seu atendimento. Salas de necropsia, de vacina e 4 canis serão ativados para otimizar o cuidado com cães e gatos em estados de observação ou  terminal. Esses animais são responsáveis pela transmissão de diversas doenças infecciosas ao homem, que podem levar à morte.

    O Centro de Zoonoses hoje é responsável pela atenção e  recolhimento de animais em situação de abandono; seu papel é a manutenção da saúde pública. Com uma equipe no total de cento e dez profissionais dividos entre agentes de endemias e técnicos de nível superior, também é responsável pelo controle de doenças como dengue, raiva e leishmaniose.

    Para a coordenadora da Unidade de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde em Paulo Afonso, Edenildes Torres, a disponibilidade do serviço trará benefícios à sociedade. “As salas de vacina e de necropsia vão beneficiar a população. Os cães e gatos que estiverem com doenças graves ou em estado de observação, poderão ser trazidos para cá e tratados de forma ideal”, enfatiza a coordenadora.

    A inauguração das novas instalações está prevista para o início de junho. Quem quiser denunciar sobre qualquer tipo de animal, que esteja em estado de abandono, e/ou para retirar focos da dengue, é só ligar para o telefone 3281-3011 ou 3281-7258.

    Autor: ASCOM/PMPA