A Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso está organizando a I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Essa é a primeira etapa da conferência que será municipal e acontecerá na próxima terça-feira, 1º, a partir das 7h30 no CEMPA com a participação das escolas de rede municipal, particulares e estaduais.
As ações em nível municipal estão a cargo do Departamento Sala Verde e da Coordenação de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, (CECADI), da Secretaria de Educação, com os trabalhos coordenados por Márcia Lima, Íris Paz, Marcos Brito e Dolores Moreira, sob a supervisão geral da secretária Selma Carvalho.
Esta I Conferência tem por tema municipal Vamos Cuidar do Município, com Escolas Sustentáveis e já teve realizada uma etapa interna nas escolas da rede municipal quando foram discutidos os projetos de ação em torno dos elementos da natureza, água, ar, terra e fogo, que envolveu milhares de alunos numa etapa preparatória para a I Conferência Municipal. Cada escola discutiu e escolheu um projeto de ação que tenha maior viabilidade de aplicação, tanto na própria escola quanto no meio ambiente em seu entorno.
A Conferência na Escola é considerada como “o momento mais rico do processo, pois permite à comunidade escolar, dentre outras vivências, conhecer e debater as questões ambientais locais e globais, pensar no desafio de transformar a escola em Espaço Educador Sustentável, reconhecer as questões socioambientais no território da escola, buscar soluções para melhorar o espaço, a gestão e o currículo da escola e planejar e inserir no Projeto Político Pedagógico (PPP) ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade no seu entorno”.
Na I Conferência, o processo estará envolvendo mais de 150 pessoas entre diretores, professores, alunos e representantes da comunidade das unidades escolares da rede municipal e também das escolas particulares e estaduais e ali serão definidos os projetos a serem apresentados na Conferência Regional; Conferência Estadual, coordenada pela Direc-10 e enfim, na Conferência Nacional, coordenada pelo Ministério da Educação.
O objetivo da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, trabalhada em nível municipal e estadual é “tratar da sustentabilidade da escola, considerando o espaço físico, o currículo e a gestão, proporcionando uma reflexão sobre as mudanças ambientais globais por meio dos quatro elementos, terra, fogo, água e ar, convertidos nos subtemas. Esses elementos estão presentes na nossa vida, dentro e fora de nós, em cada lugar e em toda realidade, moldada pela interação entre os mesmos e pela ação humana. Devemos ficar atentos às relações que esses subtemas estabelecem com a comunidade, a região e, especialmente com a unidade escolar”, diz o documento que orienta as ações de organização da I Conferência.
A Conferência Municipal acontecerá no dia 1º de outubro, a Regional, no dia 3 de outubro. Até o dia 25 de outubro será realizada a Conferência Estadual, quando serão escolhidos os delegados do Estado da Bahia que participarão de uma reunião preparatória para a Conferência Nacional no dia 22 de novembro e participação desse encontro nacional entre os dias 25 a 29 de novembro de 2013, em Brasília.
Autor: ASCOM / PMPA