Prefeitura procura ampliar roteiros turísticos

  • Publicado no dia: 20-05-2015
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Mesmo o município de Paulo Afonso tendo uma vocação natural para o turismo, a Prefeitura em parceria com a Secretaria de Turismo está buscando ampliar ainda mais os roteiros turísticos. Para isso, ela vai investir em um importante atrativo turístico que está localizado na comunidade rural de Paulo Afonso. São dezenas de sítios arqueológicos de pinturas rupestres que formam o Museu a Céu Aberto.

     

    O objetivo é integrar esse roteiro ao passeio de catamarã, e ao artesanato de linhas na Malhada Grande, fabricado em teares rústicos, redes, mantas e outras peças da melhor qualidade, já exportadas para a Europa. Desta forma, gera-se mais emprego e renda, não só para os moradores do Povoado Malhada Grande, como também para outras comunidades rurais.

     

    A Prefeitura também já solicitou à Companhia Hidroelétrica do São Francisco-CHESF, o retorno das visitas turísticas da usina hidrelétrica Apolônio Sales, Moxotó, que tem previsão para o início do próximo semestre, além da requalificação do Lago do Balneário com a reestruturação no chafariz, cachimbo e orla, fazendo uma ligação ao Touro e a Sucuri.

      

    Para o Secretário de Turismo, Marlos Guerra, a descentralização do roteiro amplia o tempo de permanência do turista em Paulo Afonso, consequentemente favorecendo o desenvolvimento econômico do município: “Mesmo sem o apoio do Governo Estadual e Federal, e com poucos recursos, a Prefeitura está procurando fazer seu dever de casa, que é investir cada vez mais no crescimento econômico do município. Nossa intenção é aumentar o roteiro turístico de Paulo Afonso, para o que o turista fique mais tempo na cidade”, destaca.

     

    As ampliações e inovações não param

     

    Os encantos de Paulo Afonso são fascinantes para conhecer em qualquer estação do ano e ficar totalmente conectado com a natureza. Para ampliar ainda mais a sua inclinação natural para o turismo, a SETUR em parceria com a CHESF, vem trabalhando em conjunto para dar agilidade no processo de melhoria e licitação dos atrativos turísticos dentro da usina como o Bondinho da Chesf, Mirante do Cogumelo, Antigo Zoológico, modelo reduzido, Ilha do Urubu, entre outros.

     

    E para ampliar ainda mais os segmentos turísticos, será construído um mirante no DNER onde será um receptivo turístico com vista para o cânion do Rio São Francisco, imagem de São Francisco, restaurantes, artesanato e auditório. Ou seja, a Prefeitura, além de melhorar o que já tem, quer ampliar os pontos turísticos para diversificar ainda mais a oferta.

     

    Indicadores turísticos apontam que mesmo com a crise econômica nacional, Paulo Afonso tem atraído um grande número de visitantes de várias regiões do Brasil. Isto causa um intenso movimento nos principais atrativos turísticos do município, como o Complexo Hidrelétrico e o passeio de Catamarã pelo Cânion do Rio São Francisco. Por tudo isso, o fluxo tem aumentando e a procura nos meios de hospedagem chega a 80 a 90% de ocupação, quase que diariamente, além de outros segmentos como alimentação e comércio, movimentando ainda mais a economia da cidade. 

    Autor: ASCOM/PMPA