O vice-prefeito Jugurta Nepomuceno, o chefe de Gabinete Hermes Benzota e o chefe de Recursos Hídricos do Município, Marcos Dantas, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 16, no auditório da ASCOPA para conhecer e discutir a implantação do Projeto Água Doce, nas comunidades rurais de Paulo Afonso. Entre os presentes estiveram representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Petrobrás e do Município de Santa Brígida.
Na reunião foram apresentados os critérios utilizados para que o programa possa ser implantado nas comunidades rurais de Paulo Afonso, como o número de poços existentes na região e processos de dessalinização que transformam a água própria para o consumo.
Segundo o Chefe de Recursos Hídricos, Marcos Dantas, a gestão atual tem estudado a implantação do programa em Paulo Afonso. “Desde o início da gestão estamos conversando com o Instituto de Gestão das Águas e Clima da Bahia (Ingá) para a implantação desse programa em Paulo Afonso. Todos os aspectos necessários para que o programa possa ter sucesso no município estão sendo avaliados para que possamos beneficiar diversas famílias e povoados com água de boa qualidade para todos”, destacou Dantas. Na Bahia apenas o município de Santa Brígida aderiu ao programa. Paulo Afonso poderá ser o segundo município na Bahia a trazer mais esse benefício à população da área rural.
O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa ao estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.
Autor: ASCOM / PMPA