Prefeitura inaugura reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do povoado Serrote

• Publicado no dia: 23-07-2015

Moradores e líderes comunitários do Povoado Serrote e distritos circunvizinhos prestigiaram nesta quinta-feira, 23 de julho, a solenidade de entrega da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Antônio Borges dos Santos. A obra faz parte do Programa de melhoramento de unidades de atendimento da Rede Pública Municipal de Saúde, que visa a proporcionar mais conforto e comodidade aos usuários. A UBS do Serrote é um posto satélite vinculado à Unidade da Várzea e atende aos moradores do Povoado e de localidades do entorno, sendo que nos casos considerados mais complexos, os pacientes são conduzidos às unidades da sede do município, utilizando a ambulância disponível na UBS Várzea.

Funcionando de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h, a UBS Antônio Borges dos Santos conta com uma equipe de médicos, odontólogos, enfermeiras, técnicas em enfermagem, atendentes e agentes comunitários de saúde. Os serviços prestados são: consultas médicas e de enfermagem, teste de gravidez, triagem do pré-natal, acompanhamento da gestante e do bebê, teste do pezinho, atenção da saúde da criança e do adolescente, vacinação, distribuição de medicamentos, planejamento familiar, promoção, prevenção e tratamento odontológico, acompanhamento de diabéticos e hipertensos, acompanhamento e tratamento de hanseníase e tuberculose, visitas domiciliares e ações educativas.

Em seu pronunciamento durante a solenidade, o secretário Municipal de Saúde, Alexei Vinícius, observou que a sensibilidade do prefeito Anilton Bastos e a competência da equipe da Prefeitura tornam possível a realização de obras que melhoram a qualidade de vida das pessoas.

“Ultimamente, apesar das dificuldades financeiras, a cada semana nós entregamos obras como esta. E isso só é possível graças à dedicação de uma equipe competente e à sensibilidade do prefeito Anilton Bastos, que além de ser médico é uma pessoa que se preocupa com a qualidade de vida dos pauloafonsinos. E foi a maneira de trabalhar do prefeito que nos ensinou que é nos momentos de crise que devemos nos esforçar para alcançar nosso objetivo”, falou Alexei.

O prefeito Anilton Bastos falou sobre a homenagem prestada ao saudoso Antônio Borges dos Santos, falecido em 2014 e disse que melhorando a qualidade do atendimento aos usuários da Rede Municipal de Saúde, o Governo está cumprindo com sua obrigação.

“Em nome de toda a equipe da Prefeitura, eu agradeço a todos vocês que vieram nos honrar com suas presenças. Hoje, o Serrote tem uma Unidade de Saúde nova, que além de proporcionar um atendimento melhor, homenageia nosso saudoso amigo Toinho, que era uma pessoa amiga do povo dessa região. Acreditamos que juntos podemos construir uma cidade cada vez melhor para vivermos e é por isso que vamos continuar trabalhando para que os moradores da área rural também tenham os mesmos benefícios que têm os do centro da cidade”, concluiu o prefeito.

Também estiveram presentes à inauguração: o vice-prefeito de Paulo Afonso, Jugurta Nepomuceno Agra; o ex-prefeito e ex-deputado federal, Luiz de Deus; o chefe de gabinete da Prefeitura, Hermes Benzota de Carvalho Júnior; vereadores, secretários municiais, funcionários públicos municipais e o presidente da Associação Comunitária do Povoado Serrote, Ilário Gomes de Lima.

Autor: ASCOM/PMPA – Por Washington Luís