A saúde da mulher tem sido um campo de grande preocupação e discussões ao longo de várias décadas. A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial por profissionais qualificados pela equipe multiprofissional.
O grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde (MS,2006).
As ações educativas durante o pré-natal no grupo de gestantes podem abordar temas sobre a importância do pré-natal, modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, alimentação saudável, cuidados de higiene, cuidados com as mamas, importância do aleitamento materno, atividade física, sexualidade, benefícios legais a que a mulher tem direito, o parto e o puerpério, importância do planejamento familiar, cuidados com o RN, importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, e questões escolhidas pelas próprias mulheres participantes.
Seguindo esse contexto, a Secretaria Municipal de Saúde (DEPASA) estará implantando os grupos de gestantes em cada ESF (Estratégia de Saúde da Família) no município de Paulo Afonso, o que possibilitará um atendimento de melhor qualidade à gestante, evitando danos possíveis nas diversas situações relacionadas com a gestação que podem levar a complicações obstétricas, neonatais e psicológicas para o binômio mãe-filho e ainda no intuito de otimizar o processo de trabalho, além de poupar consultas para outros atendimentos.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Alexei Vinicius, o trabalho em grupo com as gestantes ocorrerá mensalmente e cada unidade de saúde já recebeu o cronograma que terá inicio no dia 28 de março.
Autor: ASCOM/PMPA