A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a coordenação do SAMU, implantou neste mês de junho, em reunião, o Comitê Gestor Regional de Urgência em Paulo Afonso. Farão parte do Comitê a Coordenação do SAMU e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, 10º DIRES, Guarda Municipal, hospitais de Paulo Afonso (HMPA e HNAS) e demais municípios envolvidos na expansão do SAMU.
Na reunião, houve apresentação do regimento interno do Comitê Gestor. O termo de adesão ao Comitê foi assinado pelos membros formadores, ficando definidas reuniões bimestrais, sendo todo o material enviado para representações estaduais e federais.
A implantação do Comitê tem como objetivo proporcionar um espaço para levantar questões, debater e formular ideias, relacionadas aos problemas e dificuldades dos municípios que possuem os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU com as demais redes assistenciais de Saúde da Região.
Segundo a coordenadora Geral do SAMU, Andréa Batomarco, o implante do Comitê trará integração entre os participantes. “Sem dúvida, serão momentos construtivos para os municípios envolvidos, assim como o fortalecimento das parcerias com as demais instituições que estão nesse processo. Serão ainda apresentados aos membros, em cada reunião, os trabalhos e as estatísticas de atendimento do SAMU”, enfatizou a coordenadora.
Autor: ASCOM/PMPA