Prefeitura faz Busca Ativa para atualização da caderneta de vacinação e oferta de ações de assistência social

  • Publicado no dia: 26-01-2023
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    Para intensificar a imunização, atualizar a caderneta de vacinação de crianças de 0 a 5 anos e levar os serviços de assistência social, aconteceu nesta quinta-feira (26), mais uma Busca Ativa Vacinal (BAV). A atividade foi realizada no Residencial Josefino Teixeira.


    Segundo a enfermeira Viviane Marques, a ideia é ofertar o serviço para que as pessoas tenham acesso com mais facilidade e que consigam atingir uma maior cobertura vacinal.


    “Hoje nós estamos concretizando uma ação que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) propôs para os municípios, com o objetivo de imunizar o máximo de crianças de 0 a 5 anos para atualização de caderneta vacinal. A média é que hoje sejam atendidas acima de 2 mil pessoas”, diz.


    No local, além da vacinação, foram ofertados os serviços de peso, altura, avaliação antropométrica, atualização do Bolsa Família e atividades recreativas. Participaram do momento os agentes de saúde, profissionais de educação física e nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).


    De acordo com a coordenadora do Programa Bolsa Família, Cecilma Regina, só se muda a vida de uma família com saúde, educação, com assistência social. “É isso que o município de Paulo Afonso está fazendo, garantindo que todos os cidadãos que recebem o Bolsa Família ou que tenham a pretensão de receber possam ter esse acesso sem nenhum prejuízo.Para que a pessoa possa receber o Bolsa Família obrigatoriamente as crianças têm que tomar vacinas, serem pesadas e também têm a obrigatoriedade de frequência na escola. Toda a família que recebe o Bolsa Família tem que fazer o acompanhamento de toda criança de 0 a 7 anos nos postos de saúde”, explica Cecilma.


    A ação, que aconteceu em uma parceria entre as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, vai continuar durante todo o ano e contará também com o Programa Saúde na Escola (PSE), onde as crianças vão ser vacinadas nas unidades. Os pais vão ser orientados sobre o programa para levar o cartão de vacina. A expectativa é que a Busca Ativa aconteça em outras localidades.


    “Vim para atualizar a caderneta de vacinação dos meus filhos. Achei muito boa a ação e estou muito feliz porque os profissionais atendem bem. Agradeço a prefeitura, ao CRAS e ao Criança Feliz”, ressaltou a moradora Sara Santos.

    Autor: Ascom/PMPA