A Prefeitura de Paulo Afonso, através das Secretarias de Infraestrutura e de Planejamento, reformou a estrutura física do Espaço Cultural Raso da Catarina e da Praça Alexandre Amâncio, no centro da cidade. O prédio foi construído na década de 50 para abrigar a sede do Poder Executivo e transformado em Espaço Cultural e Biblioteca Pública na primeira gestão do prefeito Anilton Bastos, como lembrou o secretário Municipal de Esporte e Cultura, Jânio Soares.”Eu estou me sentindo muito feliz por lembrar que em 1994, na primeira gestão do prefeito Anilton Bastos, nós inauguramos o Espaço Cultural Raso da Catarina; e hoje, temos a satisfação de mais uma vez nos reunir para reinaugurar esse espaço público que passou por uma reforma geral para oferecer mais conforto aos artistas e aos seus visitantes”, observou Jânio Soares.
A reinauguração aconteceu nesta sexta-feira (12) com as presenças do prefeito Anilton Bastos, do vice-prefeito Jugurta Nepomuceno Agra, dentre outras autoridades, como os secretários: de Esporte e Cultura, Jânio Soares; de Turismo, Marlos Guerra; de Educação, Maria Selma de Carvalho; de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira; de Relações Institucionais, Luiz Carlos de Carvalho; a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Glória Lira; o vice-presidente da Câmara Municipal, Marconi Daniel; além de artistas e escritores da cidade e de várias regiões do estado e representantes da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação Cultural da Bahia e do SESC LER.
Apesar de já ter passado por várias reformas, o prédio apresentava sinais de deterioração provocados pela ação do tempo, o que determinou a pintura das paredes externas e internas, substituição do telhado e do piso, construção de banheiros e rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais, recuperação do pátio externo, melhorias na iluminação, no sistema de refrigeração de ar, na biblioteca pública e no Teatro de Arena Gilberto Leal, onde são apresentados shows musicais e espetáculos externos.
O evento também marcou a abertura do Salão de Artes Visuais da Bahia-Etapa Paulo Afonso, que permanece até o dia 26 de outubro, com entrada franca, no horário das 9h às 18h. A exposição que reúne 24 obras de diferentes artistas baianos selecionados através de edital público é realizada pelo Governo do Estado, através da DIRART, FUNCEB e Secult/BA com apoio da Prefeitura de Paulo Afonso.
No final da festa foram divulgados os três trabalhos escolhidos por uma Comissão de Premiação, que receberam prêmios de sete mil reais cada um. A Comissão também escolheu obras que receberam prêmios simbólicos, denominados Menções Especiais. No final do período da exposição, haverá o prêmio do público indicado por visitantes.
Autor: ASCOM / PMPA