Prefeitura e Univasf realizam atividades para diagnóstico do câncer de próstata

  • Publicado no dia: 23-11-2018
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Durante toda a sexta-feira (23), profissionais da Prefeitura de Paulo Afonso e alunos da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), realizam atividades para o diagnóstico do câncer de próstata na Praça da Apochesf. A ação faz parte do Novembro Azul e tem como objetivo atender homens a partir dos 45 anos de idade para que tenham o diagnóstico precoce e assim aumentarem a chance de cura.

     

    Os pacientes também recebem orientações sobre saúde, alimentação saudável e a importância de realizar atividade física. Foram disponibilizados exames sanguíneos, aferição de pressão e medição dos índices glicêmicos. De acordo com a estudante de Medicina e coordenadora do evento, Daiana Alencar, a previsão é que sejam atendidos cerca de 350 homens.

     

    Para o urologista Danilo Santos, médico da rede municipal de saúde, a iniciativa dos alunos do curso de Medicina da Univasf é de grande valia para o município. “A ação desses meninos é de excelente qualidade e uma grande iniciativa. Esperamos que com essas ações a população masculina tome consciência e procure o médico a partir dos 45 anos de idade, porque o preconceito leva a um diagnóstico tardio, o que às vezes impossibilita a cura. Hoje, 25% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados em estado avançado, então é preciso evitar o machismo e o preconceito e fazer os exames regularmente”, falou o médico.

     

    “Estamos muito felizes com essa parceria entre a Univasf e a Secretaria de Saúde porque oferta para a população a oportunidade de ter acesso, gratuitamente, a exames e cuidados, dando chance a um diagnóstico precoce”, falou o secretário de Saúde Ivaldo Sales Júnior.

     

     

    Autor: ASCOM PMPA