Prefeitura e Univasf discutem termo de cooperação técnica para uso do HNAS por estudantes do curso de medicina

Prefeitura e Univasf discutem termo de cooperação técnica para uso do HNAS por estudantes do curso de medicina

Prefeitura e Univasf discutem termo de cooperação técnica para uso do HNAS por estudantes do curso de medicina

A utilização das instalações do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) pelos alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi pauta da reunião realizada na manhã desta terça-feira (11), no gabinete do prefeito Luiz de Deus.


A ação foi discutida entre o gestor, o secretário de Saúde Ghiarone Garibaldi e o vice-reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Thélio Nobre Leite, que conversaram sobre a consolidação de um termo de cooperação técnica para que os estudantes possam usar a unidade de saúde para treinamento e pesquisa.


Com as mudanças no processo de transição do hospital, administrado desde sua construção, pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), no início de 2020, 25% da gestão foi assumida pelo município.


O prefeito Luiz de Deus explica que, com a mudança neste processo, se faz necessário firmar uma parceria entre a Prefeitura e a Univasf. “Como o município está, gradativamente, assumindo a gestão do HNAS, se faz necessário uma discussão de um termo de cooperação para reajuste no novo modelo de administração. É isso que nós estamos discutindo, uma vez que a Univasf necessita utilizar as instalações do hospital para treinamento de seus alunos e, sem dúvida, colaborar com os nossos profissionais”, disse.


O secretário de Saúde, Ghiarone Garibaldi, ressalta que a proposta do termo de cooperação é contribuir com a formação dos alunos. “Esse termo de cooperação técnica é importante para possibilitar aos alunos do curso de medicina o uso do hospital. Como, no momento, a Univasf não vai poder assumir o HNAS, a gestão municipal, preocupada com a formação desses alunos, propõe a criação de um espaço para que eles possam residir e se capacitar. Dessa forma, nós cooperamos com a formação dos futuros médicos”, diz o secretário.


No final do encontro, o vice-reitor Thélio, reafirmou o desejo da instituição em gerenciar o Hospital Nair Alves de Souza, o que temporariamente não será possível, por conta do acordo de cooperação firmado entre os governos federal, estadual e municipal.


“Foi uma reunião produtiva, porque a sociedade pauloafonsina conhece o desejo da Univasf em assumir a gestão HNAS e transformar aquela unidade em hospital universitário. Durante o processo de transição, nós estamos dialogando com o município para formar uma parceria e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão também nas unidades de saúde, colaborando com os serviços prestados pela rede pública” encerrou.


Ainda participaram da reunião o procurador municipal Igor Montalvão; a procuradora da Univasf, Caroline Perazzo Valadares do Amaral; o coordenador médico Sydney Leão e a vice-coordenadora médica Adirlene Pontes de Oliveira.

Autor: Ascom/PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos