Usuários da Rede Socioassistencial do município de Paulo Afonso ganharam nesta sexta-feira, 17 de junho, um novo e moderno CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. O prédio de arquitetura moderna situado à Rua Oswaldo Cruz, 402, foi construído pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal e conta com sala de recepção, espaços para educadores sociais, atendimento em grupo, advogados, brinquedoteca e jardim.
Até então, a unidade que integra o leque de serviços e programas coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, funcionava na Rua Florianópolis, nº 01 – Bairro Perpétuo Socorro. Com a construção da sede própria, o CREAS amplia os espaços de atendimento ao público, proporcionando mais comodidade, como explicou a titular da SEDES, Ana Clara Moreira, na solenidade de inauguração.
“Nossa gestão tem como meta oferecer uma política diferenciada, construindo novos programas ou ampliando os que já existem para que as pessoas sejam atendidas como merecem. E eu, enquanto secretária, me orgulho em ajudar a ampliar os serviços da Rede Socioassistencial, contando sempre com a competência de minha equipe. Mas não posso deixar de agradecer ao prefeito Anilton Bastos Pereira, porque sem a liberdade que ele nos dá para trabalhar, nada disso seria possível”, observou Ana Clara.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, conforme definição na Lei nº 12.435/2011, é uma unidade pública e estatal que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outros). Com abrangência municipal ou regional, tem como papel constituir-se em local de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O CREAS deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.
Além da secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira e do prefeito Anilton Bastos Pereira, participaram da inauguração, animada pela Banda Farra na Balada, o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno Agra; outros secretários de governo, vereadores e convidados.
Autor: ASCOM/PMPA – redação: Washington Luís – DRT/BA nº 4109