Prefeitura de Paulo Afonso e CMAS realizam V Conferência Municipal da Assistência Social

• Publicado no dia: 08-07-2013

Nesta quarta (10) e quinta-feira (11), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em conjunto com a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), estará realizando a V Conferência Municipal de Assistência Social, que tem como tema central “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”.

O evento, que acontece no Clube Paulo Afonso (ver programação abaixo), tem como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger os 4 (quatro) delegados para a XI Conferência Estadual de Assistência Social.

A V Conferência Municipal de Assistência Social contará com as palestras dos ex-ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias e Márcia Helena Lopes. Patrus abordará o tema “Construção e Consolidação do SUAS” e Márcia Lopes “Gestão Aprimoramento do SUAS”. Ainda neste dia, Gisele de Cássia Tavares, abordará a palestra “Financiamento na Efetivação do SUAS”. Ela é ex-diretora Executiva do Fundo Nacional de Assistência Social da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e atual Diretora de Gestão do SUAS da Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina (PR).

No dia 11, o evento abordará seis eixos temáticos: O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Gestão dos Benefícios no SUAS e  Regionalização.

Programação:

10/07 – Quarta-feira

17h – Credenciamento

18h – Acolhimento

18h30min. – Apresentação Cultural

19h – Mesa Solene

19h30min. – Temática: Construção e Consolidação do SUAS

Conferencista: Patrus Ananias de Souza

20h30min. – Exposição e apresentação da Rede Socioassistencial do município de Paulo Afonso

21h30min. – Coquetel

22h- Encerramento

11/07 – Quinta-feira