Com o objetivo de oferecer melhor atendimento aos usuários de álcool e outras drogas e os que possuem problemas mentais, a Prefeitura de Paulo Afonso está construindo o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS AD) e o Centro de Atenção Psicossocial CAPS II, no Bairro Siriema.
O local, que conta com mil metros quadrados, dará mais conforto aos usuários e está sendo erguido em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. O município já disponibiliza os serviços para a população em locais alugados.
Para o secretário Municipal de Saúde, Alexei Vinícius, a unidade do CAPS AD trabalhará, junto a usuários e familiares, os fatores de proteção para o uso e dependência de substâncias psicoativas, buscando ao mesmo tempo minimizar a influência dos fatores de risco para tal consumo. Já no CAPS II são atendidas pessoas que necessitam de acompanhamento intensivo extra-hospitalar e fortalecimento da cidadania.
Na unidade serão desenvolvidas atividades que vão desde o atendimento individual (acolhimento, medicamentos psicoterápicos, orientação, entre outros) até atendimentos em grupo, oficinas temáticas, visitas domiciliares, além de oferecer condições de repouso e desintoxicação ambulatorial aos pacientes que não demandem atenção clínica hospitalar.
Autor: ASCOM/ PMPA