Prefeitura concede direito real de uso de terras irrigadas a produtores do povoado Caiçara I

  • Publicado no dia: 13-08-2020
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Em solenidade simbólica que aconteceu nesta quinta-feira (13), no gabinete do prefeito Luiz de Deus, produtores rurais do povoado Caiçara I receberam concessões de direito real de uso de terras do Projeto Irrigado Caiçara I.


    No total, 35 famílias de agricultores foram beneficiadas com os títulos que garantem o direito de utilizar lotes medindo 2,85 hectares para produção de verduras, hortaliças e outras culturas, para serem comercializadas e usadas para consumo próprio.


    O objetivo da ação, segundo o prefeito Luiz de Deus, é fomentar a agricultura familiar, estimulando a produção e, consequentemente, gerando emprego e renda, além de incentivar permanência do homem do campo em suas terras. O gestor ressalta que, criando meios para que eles possam produzir, o governo municipal garante o sustento de suas famílias e a qualidade dos alimentos consumidos pelos moradores da área urbana.


    “Nós estamos entregando os títulos para que os produtores da caiçara possam realizar seu trabalho com as terras irrigadas e prontas para produzir o alimento que chega às nossas mesas. O trabalho do homem do campo deve ser valorizado, e com essa iniciativa, nós estamos contribuindo para que eles alcancem suas metas”, disse.


    O secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Campos Torres, enfatiza o apoio da gestão municipal aos produtores rurais como fundamental para o desenvolvimento de seu trabalho. Ele lembra que desde 2017, centenas de ações voltadas para a área rural têm contribuído com o avanço da produção agrícola.


    “A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, tem dedicado atenção especial ao homem do campo. Os projetos criados desde o início da gestão, têm contribuído significativamente para que nossos produtores alcancem seus objetivos”, falou.


    Jandirson reforça que o sistema de captação e bombeamento de água do povoado Caiçara foi totalmente restaurado pela Prefeitura. O conserto de bombas, reparos na tubulação e substituição de acessórios permitiu o aumento da pressão, fazendo com que a água voltasse a irrigar todas as propriedades que estavam prejudicadas com a insuficiência de água.


    O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Povoado Caiçara, Roberto Barbosa, vê a ação do governo municipal como um incentivo ao trabalho dos agricultores. Ele agradeceu ao prefeito Luiz de Deus e disse que, a partir de agora, com as ferramentas nas mãos, a palavra de ordem é trabalhar.


    “É uma ferramenta que a Prefeitura coloca em nossas mãos, e nós agradecemos ao prefeito Luiz de Deus e ao secretário Jandirson, pela atenção que sempre nos deram. A partir de agora, com as terras irrigadas, é só arregaçar as mangas e trabalhar”, falou.


     

    Autor: Ascom/PMPA