O prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, se reuniu nesta sexta-feira (22/5) com o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilasboas; o diretor Administrativo da Chesf, Élder Falcão; a presidente em exercício da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Jeane Liliane; o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Julianeli Tolentino de Lima; o secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, Josias Gomes, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores de municípios da região. A reunião foi resultado do encontro que o prefeito teve em Brasília, no dia 29 de abril, na sede da EBSERH com representantes da Chesf, UNIVASF, Governo da Bahia e políticos da região.
O encontro que começou com uma visita da comitiva ao Hospital Nair Alves de Souza e se encerrou no auditório do Memorial Chesf, tratou da transição do HNAS para a UNIVASF. A partir da concretização desse repasse as negociações prosseguirão entre Chesf e EBSERH para a definição do modelo de gerenciamento a ser implantado pela empresa e finalmente a assinatura do acordo entre as partes interessadas.
A presidente em exercício da EBSERH, Jeane Liliane, descreveu o evento como “Um avanço muito grande dentro do Projeto do Governo Federal de expandir e interiorizar os cursos de medicina”. Para a presidente os investimentos da SESAB, Chesf, Governo Municipal, assim como a participação dos parlamentares, têm fundamental importância e a empresa garante o cumprimento de sua parte desde que todos os requisitos sejam cumpridos pelas partes envolvidas.
Para o prefeito Anilton Bastos, um dos lutadores pela vinda da UNIVASF para Paulo Afonso, o encontro significou a concretização de um sonho, não apenas dos pauloafonsinos, mas de todos os moradores da região, que dependem do atendimento do Hospital Nair Alves de Souza.
“Hoje é um dia marcante, não só para Paulo Afonso, mas também para todos os municípios da região. O curso de medicina foi o primeiro passo para a consolidação da implantação da UNIVASF em nosso município e depois deste encontro eu não tenho mais dúvida que o próximo passo será a assinatura do compromisso entre Prefeitura, Chesf e UNIVASF, que vai garantir o gerenciamento do hospital pela EBSERH e consequentemente a instalação da nossa UTI, o que me deixa muito feliz como médico e como cidadão”, declarou o prefeito.
Autor: ASCOM/PMPA