Prefeitura apoia evento de canoagem para mulheres sobreviventes de câncer de mama

Prefeitura apoia evento de canoagem para mulheres sobreviventes de câncer de mama

Prefeitura apoia evento de canoagem para mulheres sobreviventes de câncer de mama

A segunda edição do Festival Dragon Boat do Nordeste, realizado pela Associação Carranca Boat de Remo, reuniu mulheres de várias cidades do Brasil e de outros países, como Espanha, Argentina e Colômbia. As regatas aconteceram neste domingo (28), no lago do monumento O Touro e a Sucuri.


O objetivo, segundo o presidente da associação, Alexandre Siqueira, é plantar esperança na reabilitação das sobreviventes do câncer de mama, incentivando a prática de remo, recomendada pela própria medicina, após o tratamento. Ele explica que a ideia de implantar o esporte em Paulo Afonso foi do empresário italiano Césare Decarli, que ao chegar na cidade percebeu que os lagos aqui existentes poderiam ser utilizados para ajudar essas mulheres a readquirirem a autoestima.


“A Associação Carranca Boat de Remo é composta por atletas amadores praticantes de Dragon Boat, criada em Paulo Afonso, pelo empresário italiano Cesar Decarli, que já praticava a atividade em seu país. Ao chegar aqui, ele viu o potencial da cidade pela quantidade de lagos existente. A finalidade é incentivar a prática esportiva, socializar as mulheres sobreviventes de câncer de mama e fazer um trabalho social. Esta é a segunda edição do Festival Dragon Boat do Nordeste, com a participação de delegações de outros países, e nossa expectativa é que o evento cresça cada vez mais”, falou Alexandre.


Ainda segundo o presidente, o projeto assiste principalmente pessoas que são atendidas pelo Instituto Vencendo o Câncer (IVECAN). Para serem inseridas no plano de atividades, as sobreviventes passam por avaliação médica.


A professora e psicóloga, Roseli Oliveira veio de São Paulo, especialmente para participar do evento. Ela faz parte da equipe Remama Dragão Rosa e é sobrevivente de câncer de mama, que resultou na mutilação de um dos seios e outras cirurgias em órgãos comprometidos pelo avanço da doença. Roseli aponta a esperança como fundamental para vencer a doença.


“É um evento importante para conscientizar as mulheres a buscar a cura quando diagnosticadas com câncer de mama. A mulher com câncer de mama precisa acreditar que há vida após o câncer. Eventos como este, que o Carranca Boat realiza, são fundamentais para a qualidade de vida das mulheres, que como eu passaram por momentos difíceis, mas graças a Deus e com a ajuda da medicina, venceram”, diz Roseli.


O evento terminou com a distribuição de rosas entre as participantes e mensagens alusivas à campanha e ao aniversário de Paulo Afonso.

Autor: Ascom/PMPA

Artigos Relacionados