Aconteceu nesta terça-feira, 25 de agosto, no Espaço Cultural Raso da Catarina, a 1ª Feira Agroecológica de Paulo Afonso, realizada pela ONG AGENDHA, com apoio logístico da Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Cultura. A abertura contou com as presenças do vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno Agra e do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Leobson Teles.
O objetivo do evento, segundo a presidente da AGENDHA, Edvalda Aroucha, foi fomentar a produção e a comercialização justa e solidária de gêneros alimentícios in natura e beneficiados, com a pretensão de torná-la permanente no futuro, contribuindo com hábitos alimentares saudáveis.
Entre as barracas de produtos agroecológicos, destacando o estande do Banco de Alimentos de Paulo Afonso, os frequentadores puderam degustar e comprar frutas, verduras, legumes, doces, geleias, sucos, galinha caipira, ovos, queijo, carne de bode e pescados. Ainda foram montados espaços para venda de comidas regionais, artesanato, flores, mudas nativas, frutíferas, ornamentais e medicinais, além de livros e literaturas.
A programação cultural contou com apresentações de bandas, cantores, cordelistas, violeiros, atores, teatro de rua, palestras e outras formas de culturas e costumes que fortalecem a agricultura familiar e sua sociobiodiversidade, inclusive cultural.
A 1ª Feira Agroecológica de Paulo Afonso teve a participação de expositores da cidade e de vários municípios da região; indígenas, quilombolas, pescadores, agricultores e artesãos. Nos balcões de serviços as instituições participantes foram: AGENDHA, Prefeitura de Paulo Afonso, CESOL/Filhos do Mundo, SEBRAE, SICOOB e Bahia Pesca.
Autor: ASCOM/PMPA