Com aproximação do início ano letivo de 2020, a Secretaria de Educação, segue concluindo o fluxograma de trabalho. Além de disponibilizar kits escolares, compostos por vários itens, a Prefeitura já está com o estoque de gêneros alimentícios adquiridos através do Núcleo Municipal de Alimentação Escolar (Numae), que acompanha todo o processo para que o alimento chegue às escolas, desde a compra até a composição do cardápio.
Os mantimentos adquiridos nessa remessa serão utilizados até o mês de abril, atendendo 72 escolas municipais. Já os gêneros frios e congelados, carne moída, frango, macaxeira, ovos, bêbeda láctea e polpa de frutas serão entregues de forma gradativa, de acordo com o cronograma dos fornecedores. O governo municipal ainda disponibilizou 18 novos bebedouros, que foram instalados nas unidades de ensino.
“O Numae é de fundamental importância para que todos os alunos sejam assistidos com uma merenda escolar de qualidade, rica em nutrientes e que contribua com o desenvolvimento das crianças e adolescentes”, afirma a secretária de Educação, Elza Brito.
De acordo com a gerente da Alimentação Escolar, Auzeni Varjão, até o final do mês de janeiro, os mantimentos estarão em todas as unidades de ensino. ” Além das escolas nas áreas urbana e rural, quatro entidades filantrópicas também são assistidas pelo Numae”, afirma.
Agricultura Familiar
Alguns gêneros da merenda escolar são adquiridos através da Agricultura Familiar. Frutas, verduras e hortaliças vêm diretamente de fornecedores locais, o que fortalece ainda mais a produção no município. A meta é atingir 30% do valor em investimentos nos produtores rurais do município.
Autor: Ascom/PMPA