O prefeito Anilton Bastos participou, na manhã desta quarta-feira, 3, no auditório Edison Teixeira , da apresentação do Consórcio Intermunicipal de Saúde , entre os municípios e o Governo do Estado. Outros prefeitos da Região Norte também participaram da solenidade.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Alexei Vinícius, esse consórcio será responsável pela gestão regionalizada de vários serviços, como UPA (Unidade de Pronto Atendimento), laboratórios regionais, eventualmente o SAMU e algum hospital municipal ou filantrópico, que possa fazer a gestão através do consórcio.
A proposta é que o Estado seja o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de financiar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear 60%.
O prefeito Anilton Bastos avalia que no mínimo o custo deveria ser dividido entre as partes, ou seja, estado e município.
Na próxima quarta-feira (10) uma comissão formada por prefeitos e representantes da região participará de uma reunião em Salvador com o secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilasboas, quando deverão esclarecer dúvidas sobre o Consórcio Federativo de Saúde e apresentar sugestões. O Consórcio é uma experiência inédita na Bahia, que tem como objetivo ajudar e co-financiar as demandas de médias complexidades da região, com o objetivo de levar atenção, assistência profissional e exames especializados de imagens mais perto dos pacientes, dentro de um projeto do governo denominado Saúde mais Perto de Você.
Também participaram da audiência o secretário de Relações Institucionais, Luiz Carlos de Carvalho; o chefe de Gabinete, Hermes Benzota de Carvalho Júnior; o procurador do Município, Flávio Henrique Magalhães Lima, representantes do Conselho Municipal de Saúde, vereadores de Paulo Afonso; o secretário de Saúde de Paulo Afonso, Alexei Vinícius e secretários e vereadores de outros municípios.
Matéria cedida por Luiz Brito
Autor: ASCOM/PMPA