Uma reunião realizada nesta quarta-feira (24) deu mais um passo para a consolidação do projeto de construção da adutora da barragem de Itaparica a Paulo Afonso. Por solicitação do prefeito Luiz de Deus, o encontro objetivou debater com a Codevasf, que realizará a obra, o estudo de viabilidade.
O projeto foi apresentado pelo Analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, Charles Fabian, que falou sobre a importância da obra para a região. “Estamos resgatando um projeto que foi feito há muitos anos, com um novo estudo, uma nova roupagem e que atenda aos requisitos da comunidade. Paulo Afonso é referência em várias coisas no Nordeste e hoje manda água para Alagoas, por meio do Canal do Sertão, para Sergipe, pelo Canal de Xingó, e agora teremos essa adutora, que trará uma nova realidade para todos, além de gerar milhares de emprego”, diz.
A adutora leva o nome do engenheiro agrônomo Ferdinando Faccenda, falecido, que foi um grande entusiasta para a realização da obra, e a apresentação contou com a presença de familiares – a filha Sandra e a ex-esposa Lúcia Faccenda. O prefeito de Glória David Cavalcante e comitiva também participaram.
“Para mim esse projeto é de uma importância fundamental, porque trará uma nova realidade para nosso povo. Vamos trabalhando e assim as coisas vão acontecendo, especialmente na geração de emprego e renda”, diz o prefeito Luiz de Deus.
O secretário Jandirson Campos Torres também esteve presente. “Será um grande presente para a agricultura e a pecuária. Nossa gente será muito beneficiada com esse projeto, trazendo uma nova realidade”, diz.
De acordo com a equipe, serão 107 quilômetros de sistema, com previsão de custo de cerca de R$ 102 milhões, com estimativa de geração de mais de 10 mil empregos entre diretos e 11 mil indiretos.
Ainda estiveram presentes à reunião o vice-prefeito Marcondes Francisco; os secretários Francisco Alves e Val Oliveira; os vereadores Jailson e Valmir Rocha; o chefe do escritório Bruno Rocha e a engenheira Magda Moreira, ambos da Codevasf.
Autor: Ascom/PMPA