Prefeito realiza abertura de seminário de saúde em Paulo Afonso

Prefeito realiza abertura de seminário de saúde em Paulo Afonso

Prefeito realiza abertura de seminário de saúde em Paulo Afonso

Conhecer a realidade e mapear as demandas de saúde dos municípios no entorno de Paulo Afonso (BA) com o intuito de subsidiar a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina no Campus da Univasf e sua implantação na cidade. Foi com este objetivo que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13, a abertura do Seminário Retrato da Rede Básica de Saúde de Paulo Afonso e Região, que aconteceu no Centro de Formação Profissional (antiga Escolinha da CHESF).

O evento foi organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e Universidade Federal do Vale do São Francisco, (Univasf), apoiado pela Prefeitura de Paulo Afonso e Chesf e contou com a presença do prefeito Anilton Bastos, do vice-prefeito Jugurta Nepomuceno; do secretário de Saúde de Paulo Afonso, Alexei Vinícius e de secretários municipais da Região.

“O curso é uma realidade para a cidade de Paulo Afonso e é de grande importância este momento em que podemos discutir a realidade da saúde dos municípios que serão beneficiados com a implantação da graduação. Poder debater isso antes da chegada de fato do curso, conhecendo estas realidades é bastante positivo”, destacou o Pró-Reitor de Ensino da Univasf, Leonardo Sampaio. Ainda segundo o representante, o concurso para professores, que já teve inscrições encerradas, trouxe candidatos interessados para todas as vagas. As provas acontecerão no dia 3 de dezembro em Petrolina.

Entre os assuntos foram discutidos: Projeto Pedagógico do Curso, concursos para docentes e para técnicos, exigências do MEC para novos cursos de Medicina, Mapeamento da Rede Básica de Saúde de Paulo Afonso e que papel a rede de serviços de cada município pode ofertar e deseja ter em relação ao curso de Medicina da Univasf.

O prefeito Anilton Bastos realizou a abertura dos trabalhos e depois da execução do Hino Nacional destacou os diversos benefícios que a chegada dos cursos trará para Paulo Afonso e Região. “Assim como o curso é uma realidade, a UTI em Paulo Afonso também chegará em breve. As coisas estão caminhando e a nós cabe cobrar para que tudo venha a acontecer de fato. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tipo 2 também chegará junto com a Univasf e o voos, já a partir de 15 de dezembro, são alguns benefícios que lutamos e conquistamos e só trazem benefícios à comunidade. Sejam bem-vindos e fiquem à vontade para nos visitar quantas vezes forem necessárias”, destacou o prefeito na abertura do seminário.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com a UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.   A UPA tipo II é dotada de 9 a 12 leitos de observação.

A UNIVASF tem realizado diversos encontros e debates para que a implantação do curso de Medicina no município aconteça de maneira plena e com total eficácia.  A chegada do curso já é uma realidade e tem data prevista para inicio das aulas no segundo semestre de 2014 e inicialmente serão ofertadas 40 vagas para o curso de medicina.

Ainda estiveram presentes: o superintendente da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), Washington Luiz; o professor da Universidade Federal de Marília (SP), doutor em Engenharia, Biomédico e representante do  Ministério da Educação (MEC), Paulo Marcondes e a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (RJ), doutora em Saúde Coletiva e também representante do MEC, Luciana Branco da Motta; o secretário de Comunicação e Eventos, Jânio Soares; o secretário de Relações Institucionais, Carlinhos de Tico; o chefe de Gabinete, Hermes Benzota e coordenadores de programas de saúde municipais.

 

Autor: ASCOM / PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos