O prefeito e o vice-prefeito de Paulo Afonso, secretários municipais, o vice-presidente da Câmara Municipal e outras autoridades e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, prestigiaram nesta quinta-feira (10) a solenidade de troca de comando do 20º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, sediado em Paulo Afonso. O ato presidido pelo comandante Geral da PM da Bahia, coronel Alfredo Braga de Castro, aconteceu às 16h, na área cívica da unidade, situada no Bairro Perpétuo Socorro.
Após dois anos e quatro meses à frente do 20º Batalhão, o tenente-coronel PM Josemar Pereira Pinto, mestrado em segurança pública, gestão e cidadania, ex-professor da Escola de Formação de Praças do Departamento de Ensino da PM, casado e pai de um filho, passou o comando da unidade para o colega de farda e de patente, Osival Moreira Cardoso, que até então comandava o 10º Batalhão de Juazeiro. O novo comandante do 20º BPM ingressou na Polícia Militar da Bahia em 1984, é casado, pai de dois filhos, graduado em gestão de Segurança Pública, diplomado em Comunicação e Liderança e possui várias condecorações por serviços prestados à instituição.
Ao se despedir da tropa e das autoridades da Região, o tenente-coronel Josemar Pereira Pinto agradeceu o apoio que recebeu durante sua passagem pelo 20º BPM, citando algumas ações desenvolvidas dentro de seu planejamento, que segundo ele só foram possíveis graças à parceria da polícia Militar com as instituições e com a sociedade.
“No jargão militar, missão dada é missão cumprida. Por isso, ao me despedir de Paulo Afonso e dos outros doze municípios que fazem parte da jurisprudência do 20º Batalhão, tenho a consciência de que nas diversas operações realizadas nos últimos dois anos sob meu comando, visando sempre à segurança e ao bem-estar dos cidadãos, pude contar com a disciplina e o comprometimento da minha tropa. Além disso, os projetos sociais que foram implantados na minha gestão só foram possíveis com o apoio das instituições e da sociedade, que participaram e apoiaram por acreditar que daria certo; assim sendo, eu não poderia deixar de agradecer a todos e dizer que tudo é possível quando se emprega força, determinação, amor e muita fé em Deus”, concluiu o militar.
Também prestigiaram a solenidade, juízes de direito; o comandante da 1ª Companhia de Infantaria, coronel Antônio Luiz dos Santos Filho; o diretor do IFBA, Arleno José de Jesus; o prefeito de Santa Brígida, Gordo de Raimundo; a delegada Regional, Mirela Santana Matos; a delegada titular da DEAM, Lígia Nunes; vereadores de Paulo Afonso e de vários municípios da Região; comandantes de batalhões e companhias regionais, além de representantes da INFRAERO, EBDA, Secretaria Municipal de Saúde, instituições religiosas e comerciais da cidade, entre outras autoridades.
Autor: ASCOM/PMPA