Prefeito entrega instalações de água e energia para cooperativa de pesca do Xingozinho

Prefeito entrega instalações de água e energia para cooperativa de pesca do Xingozinho

Prefeito entrega instalações de água e energia para cooperativa de pesca do Xingozinho

Na manhã de quinta-feira, 5, o prefeito Anilton Bastos e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Petrônio Nogueira, e de Infraestrutura, Zorobabel Paiva, estiveram na unidade de beneficiamento do pescado do povoado Xingozinho para entregar as instalações que viabilizam água e energia para a cooperativa. Este trabalho faz parte de um convênio feito entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através da Bahia Pesca, ficando o Município com a responsabilidade das instalações.

Além de piscicultores e produtores locais também estiveram presentes o vereador Marcondes Francisco e representantes da Bahia Pesca. “Há 11 meses tivemos uma reunião com a cooperativa pedindo que as instalações de água e energia se tornassem possíveis nesta unidade. Aqui estamos entregando o que foi pedido à Prefeitura em acordo firmado em convênio com a Bahia Pesca. Esperamos que agora, o Governo possa também fazer a sua parte e torne esta unidade intensamente ativa”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Petrônio Nogueira. Ainda segundo o secretário, há aproximadamente 4 anos o local estava abandonado e sua reativação é importante para o município, já que é potencialmente gerador de emprego e renda para os produtores e criadores de peixe da região.

Para o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores de Paulo Afonso  (Coomapa), André Luiz Teixeira, o empenho da Prefeitura merece reconhecimento. “Sabemos que essa obra é de grande valia para a geração de emprego e renda para cerca de 90 famílias associadas e à cadeia produtiva de peixe da região. Graças ao empenho da Prefeitura estamos vendo a unidade começar a funcionar. Quero parabenizar o prefeito pela iniciativa”, enfatizou o presidente.

O prefeito Anilton Bastos antes da assinatura de entrega das instalações falou com os produtores de peixe sobre necessidades e possíveis soluções para a otimização do escoamento e criação na região. “É potencial tornar a associação e principalmente a criação de peixe na região ainda mais forte. A Prefeitura será sempre parceira em qualquer projeto que possa incentivar e ajudar vocês produtores. Agora, esperamos que o Governo do Estado possa assumir a sua parte para que essa unidade possa em breve funcionar plenamente”, pronunciou o prefeito.

Segundo o técnico da Bahia Pesca, Marcio Borges, a licitação para a reforma já foi realizada. “A licitação para a realização do serviço já foi feita e a expectativa é que dentro de dois meses as obras comecem”, ressaltou o técnico que também parabenizou o prefeito pela iniciativa.

Autor: ASCOM/PMPA

Artigos Relacionados