Prefeito em exercício, secretário de Meio Ambiente e entidades participam da reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente

  • Publicado no dia: 08-03-2023
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Na manhã desta quarta-feira (8), aconteceu uma reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), no Centro Universitário do Rio São Francisco (UniRios). O encontro teve como pauta o problema causado pelas baronesas.


    O prefeito em exercício, Marcondes Francisco e o secretário de Meio Ambiente, Ivaldo Júnior, participaram da reunião. “Importante que os órgãos que participam hoje estão todos nesse momento unidos para discutir e procurar as soluções para amenizar”, diz o prefeito em exercício, Marcondes Francisco.


    Em maio de 2022 ficou estabelecido um acordo entre o município e a Chesf para a retirada das baronesas do Balneário Prainha. A audiência se refere ao cumprimento de decisão liminar proferida em Ação Civil Pública que previu a retirada das plantas pela empresa, União e Estado.


    De acordo com o Secretário Ivaldo Sales, foi um momento marcante, porque várias entidades públicas e privadas estavam presentes na reunião. “Quero aqui agradecer muito a Codevasf, IBAMA, Mistério Público, Embasa, as equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Educação e outros órgãos os envolvidos nesse processo. Isso só fortalece o desejo de buscar solucionar essa questão que tanto prejudica não só a nossa cidade. Continuamos juntos com as entidades para que a gente busque solucionar de maneira racional e legal o problema das macrófitas na nossa região. Inclusive já entrei em contato com órgãos estaduais para nos unirmos”, diz.


    “Há um tempo nós sediamos as reuniões do Conselho Municipal de Meio Ambiente e cada vez mais a gente percebe a disposição e vontade dos órgãos para buscar soluções para essas questões. Existe um grande engajamento na busca de uma solução para isso, porque não é fácil. Nós estamos no caminho certo, nossa instituição UniRios se tornou a Casa do Conselho, justamente por que tem esse papel de fazer essa articulação da sociedade, da comunidade e dos órgãos para buscar soluções”, explicou o vice-reitor da UniRos, Gilberto Sergio.


    Ainda estiveram na reunião o representante da Codevasf, Charles Fabian, o vereador da cidade de Jatobá, Eudes Junior, a Promotora de Justiça, Luciana Khoury (de forma online), representantes da Secretaria de Meio Ambiente, do IBAMA e da ARPA.

    Autor: Ascom/PMPA