Prefeito assina ordem de serviço para construção de UPA em Paulo Afonso

Prefeito assina ordem de serviço para construção de UPA em Paulo Afonso

Prefeito assina ordem de serviço para construção de UPA em Paulo Afonso

Com o objetivo de organizar e estruturar a rede de urgência e emergência em todo o país, o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, lançou em 2003 as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas. As UPAs, classificadas em portes I, II e III possuem estrutura simplificada, mas com capacidade de oferecer atendimentos em raio x, eletrocardiografia, pediatria, exames laboratoriais e leitos de observação, o que contribui consideravelmente para a diminuição das filas em pronto socorro nos hospitais. De acordo com informações do próprio Ministério da Saúde, até o final de 2014 serão construídas ou ampliadas 500 UPAs em várias regiões brasileiras.

Em Paulo Afonso, a ordem de serviço para construção da Unidade de Pronto Atendimento Porte II foi assinada nesta quinta-feira (27) no estacionamento do Hospital Nair Alves de Souza, local escolhido para sua localização. Assinaram o documento: o prefeito Anilton Bastos, o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno Agra, o secretário de saúde Alexei Vinícius, o secretário de infraetrutura e Meio Ambiente Devânio Oliveira, os vereadores Antônio Alexandre, Bero do Jardim Bahia, Juvenal Teixeira, Manoel Carreira, Marconi Daniel, Zé Carlos do BTN, Zezinho do INSS e pelo representante da construtora SOLOTECH, vencedora da licitação para a execução da obra.

A UPA Porte II, voltada para áreas que abrangem entre 100 e 200 mil habitantes pode disponibilizar de 9 a 12 leitos de observação com capacidade para atender até 300 pacientes /dia, resolvendo casos de febre, crises de hipertensão, fraturas e cortes. O valor total da obra é de 3 milhões de reais, sendo 2 milhões destinados pelo Governo Federal com a contrapartida de 1 milhão do Governo Municipal.

Em seu breve discurso, o prefeito Anilton Bastos fez questão de frisar o empenho fundamental dos deputados Luiz de Deus, Josias Gomes e Paulo Rangel na luta pelos anseios do povo de Paulo Afonso. Para o prefeito o esforço conjunto dos representantes políticos do município resultou na vinda da UNIVASF e consequentemente na implantação da Unidade de Tratamento Intensivo no HNAS, cujo protocolo será assinado nos próximos dias, formalizando o compromisso entre o Governo do Estado, Chesf, UNIVASF e o Governo Municipal.

“A cada dia, buscamos melhorar a qualidade da saúde em Paulo Afonso, trabalhando sempre com seriedade para que possamos em breve oferecer um atendimento digno, não só aos pauloafonsinos, mas a todas as pessoas da região, que necessitam de atendimento. A localização da UPA, perto do Hospital Nair Alves de Souza, vai facilitar, se houver necessidade, a transferência dos pacientes para a UTI, que também será implantada brevemente, a partir do protocolo que será assinado nos próximos dias pelo Governo do Estado, UNIVASF, Chesf e Prefeitura, um sonho que virou realidade graças à participação de nossos deputados Josias Gomes, Paulo Rangel e Luiz de Deus”,  concluiu.

Também estiveram presentes à solenidade os secretários de comunicação e eventos Luiz Carlos de Carvalho; de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira; de Desenvolvimento Econômico, Leda Chaves; de Educação, Selma Carvalho e de Planejamento, Patrícia Alcântara; a administradora do BTN, Francisca Jorlânia; o chefe de gabinete da Prefeitura, Hermes Benzota de Carvalho Júnior; o administrador Regional da Chesf, Augusto César; além de funcionários públicos municipais, representantes da 1ª Companhia de Infantaria, do 20º Batalhão da Polícia Militar, da Polícia Civil e de diversos segmentos da sociedade pauloafonsina.

Autor: ASCOM / PMPA

Artigos Relacionados

COMUNICADO IMPORTANTE

A Prefeitura de Paulo Afonso informa que o Portal do Servidor já está disponível para acesso.

COMO ACESSAR?

*Utilize seu CPF como login e senha.

Ao entrar, será necessário criar uma nova senha para maior segurança.

Acesse o portal e tenha mais praticidade na consulta de seus dados e serviços.