Com o objetivo de organizar e estruturar a rede de urgência e emergência em todo o país, o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, lançou em 2003 as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas. As UPAs, classificadas em portes I, II e III possuem estrutura simplificada, mas com capacidade de oferecer atendimentos em raio x, eletrocardiografia, pediatria, exames laboratoriais e leitos de observação, o que contribui consideravelmente para a diminuição das filas em pronto socorro nos hospitais. De acordo com informações do próprio Ministério da Saúde, até o final de 2014 serão construídas ou ampliadas 500 UPAs em várias regiões brasileiras.
Em Paulo Afonso, a ordem de serviço para construção da Unidade de Pronto Atendimento Porte II foi assinada nesta quinta-feira (27) no estacionamento do Hospital Nair Alves de Souza, local escolhido para sua localização. Assinaram o documento: o prefeito Anilton Bastos, o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno Agra, o secretário de saúde Alexei Vinícius, o secretário de infraetrutura e Meio Ambiente Devânio Oliveira, os vereadores Antônio Alexandre, Bero do Jardim Bahia, Juvenal Teixeira, Manoel Carreira, Marconi Daniel, Zé Carlos do BTN, Zezinho do INSS e pelo representante da construtora SOLOTECH, vencedora da licitação para a execução da obra.
A UPA Porte II, voltada para áreas que abrangem entre 100 e 200 mil habitantes pode disponibilizar de 9 a 12 leitos de observação com capacidade para atender até 300 pacientes /dia, resolvendo casos de febre, crises de hipertensão, fraturas e cortes. O valor total da obra é de 3 milhões de reais, sendo 2 milhões destinados pelo Governo Federal com a contrapartida de 1 milhão do Governo Municipal.
Em seu breve discurso, o prefeito Anilton Bastos fez questão de frisar o empenho fundamental dos deputados Luiz de Deus, Josias Gomes e Paulo Rangel na luta pelos anseios do povo de Paulo Afonso. Para o prefeito o esforço conjunto dos representantes políticos do município resultou na vinda da UNIVASF e consequentemente na implantação da Unidade de Tratamento Intensivo no HNAS, cujo protocolo será assinado nos próximos dias, formalizando o compromisso entre o Governo do Estado, Chesf, UNIVASF e o Governo Municipal.
“A cada dia, buscamos melhorar a qualidade da saúde em Paulo Afonso, trabalhando sempre com seriedade para que possamos em breve oferecer um atendimento digno, não só aos pauloafonsinos, mas a todas as pessoas da região, que necessitam de atendimento. A localização da UPA, perto do Hospital Nair Alves de Souza, vai facilitar, se houver necessidade, a transferência dos pacientes para a UTI, que também será implantada brevemente, a partir do protocolo que será assinado nos próximos dias pelo Governo do Estado, UNIVASF, Chesf e Prefeitura, um sonho que virou realidade graças à participação de nossos deputados Josias Gomes, Paulo Rangel e Luiz de Deus”, concluiu.
Também estiveram presentes à solenidade os secretários de comunicação e eventos Luiz Carlos de Carvalho; de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira; de Desenvolvimento Econômico, Leda Chaves; de Educação, Selma Carvalho e de Planejamento, Patrícia Alcântara; a administradora do BTN, Francisca Jorlânia; o chefe de gabinete da Prefeitura, Hermes Benzota de Carvalho Júnior; o administrador Regional da Chesf, Augusto César; além de funcionários públicos municipais, representantes da 1ª Companhia de Infantaria, do 20º Batalhão da Polícia Militar, da Polícia Civil e de diversos segmentos da sociedade pauloafonsina.
Autor: ASCOM/PMPA