Seguindo a agenda de compromissos do dia 18 de fevereiro, o Prefeito Anilton Bastos esteve presente ao encontro do Fórum Territorial de Itaparica, um projeto do Governo Federal em parceria com os municípios da Bahia e Pernambuco para desenvolver políticas públicas necessárias para a região. O encontro reuniu representantes e prefeitos de treze municípios que compõem o Território Itaparica.
A reunião teve como objetivo mostrar aos prefeitos como funciona o Território Itaparica, uma vez que muitos dos gestores das cidades participantes foram trocados devido ao último pleito eleitoral. “Este projeto é uma articulação da região na qual a sociedade civil organizada e o poder público discutem programas que podem melhorar o desenvolvimento do município ou até mesmo da região”, explica a coordenadora Rita de Cássia.
Em seu pronunciamento, o Prefeito de Paulo Afonso ressaltou a importância do projeto, enfatizando que sua relevância está na oportunidade de se definir melhorias para os municípios. “Esperamos que com esse projeto possamos ter ações mais efetivas para a nossa região”, ressaltou.
O Fórum Territorial de Itaparica existe há dois anos e é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Para Ivan Fontes, articulador estadual da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Territorial, o projeto nasceu como fortalecedor das estratégias de desenvolvimento dos municípios que vivenciam as mesmas características econômicas e ambientais e que têm identidade e coesão social, cultural e geográfica. “Hoje nós estamos apresentando o projeto aos gestores para que entendam que juntos eles podem mais, potencializando o município e atraindo recursos que beneficiem a todos”, fala o articulador.
De acordo com Ivan, o Governo Federal pretende incluir o Fórum no programa Territórios da Cidadania e aporte de recursos girará em torno de R$ 300 milhões somente para o Território Itaparica. “Fazendo parte dos Territórios da Cidadania os municípios terão mais suporte através de mais Ministérios que compõem os Territórios da Cidadania”.
Os municípios participantes da Bahia são Paulo Afonso, que é o gestor, Chorrochó como suplente, Glória, Rodelas, Macururé e Abaré. De Pernambuco fazem parte os municípios de Itacuruba, como gestor, Jatobá como suplente; Tacaratu, Petrolândia, Floresta, Carnaubeira da Penha e Belém do São Francisco.
Autor: ASCOM