Nesta segunda-feira, 3 de agosto, o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira; o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno Agra e os secretários Municipais: de Saúde, Alexei Vinícius, de Desenvolvimento Econômico, Leobson Teles; de Serviços Públicos, Paulo Mergulhão e de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira conheceram a unidade móvel do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
A carreta do programa está instalada ao lado do Centro de Cultura Lindinalva Cabral no período de 3 a 19 de agosto, com a previsão de realizar 2.100 exames de mamografia, com resultados obtidos entre 30 e 40 dias. Nos casos positivos as pacientes serão acolhidas pela equipe da Secretaria e farão exames complementares para o tratamento. Em atividade desde 2011, o programa tem garantido o acesso à mamografia bilateral de rastreio a mulheres de 50 a 69 anos. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) comprovam que é nessa faixa etária que ocorre o maior índice de câncer de mama, e se diagnosticado precocemente pode ser tratado, evitando complicações futuras como a mutilação.
A iniciativa tem o objetivo de contribuir de forma complementar com a Rede de Atenção à Saúde, no diagnóstico precoce do câncer; priorizar as Regiões de Saúde/Municípios ainda não contemplados; consolidar a estratégia através do retorno às Regiões de Saúde/Municípios promovendo ciclos de atenção; garantir o acesso de mulheres de 50 a 69 anos à mamografia bilateral de rastreamento, através da Estratégia Itinerante; ofertar exames para diagnóstico do câncer de mama às mulheres que apresentarem imagens inconclusivas após realização da mamografia de rastreamento na Estratégia Itinerante; encaminhar para o tratamento (cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia) na Rede SUS, mulheres com diagnóstico de câncer de mama identificadas na Estratégia Itinerante.
Depois de visitar as dependências da unidade móvel acompanhado pelo diretor da Divisão de Projetos da SESAB, Enádio da Costa Moraes Filho, o prefeito Anilton Bastos cumprimentou as mulheres que aguardavam atendimento e enfatizou que “é importante fazer o exame para garantir a saúde e uma vida mais longa”. Em seguida, Anilton acompanhou as primeiras pacientes até a entrada dos consultórios.
Autor: ASCOM/PMPA