Prefeito Anilton Bastos participa da entrega de sementes do Programa Garantia Safra

• Publicado no dia: 10-06-2014

Agricultores, presidentes de associações comunitárias e representantes de sindicatos rurais de Paulo Afonso compareceram ao Parque de Exposição Djalma Wanderley nesta segunda-feira (9) para participar da entrega de sementes de milho e feijão para plantio, distribuídas pelo Governo do Estado, através do Programa Semear. A distribuição, que integra o Programa Nacional de Agricultura Familiar e faz parte do Seguro Safra e do Garantia Safra, acontece anualmente e é realizada pela Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), sendo que a distribuição fica sob a responsabilidade das prefeituras.

Segundo o coordenador da Comissão de Distribuição de Sementes da EBDA na região de Paulo Afonso, Manoel Ulbson, têm direito às sementes agricultores cadastrados no PRONAF ou que apresentem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Manoel explicou ainda que no ano passado as 35 toneladas de sementes enviadas pelo Programa, sendo 17,5 de milho e 17,5 de feijão, foram destinadas exclusivamente aos agricultores de Paulo Afonso. Neste ano a mesma quantidade foi dividida entre Paulo Afonso e Glória, cabendo a cada produtor que já arou suas terras cinco quilos de cada item.

A diminuição gerou descontentamento entre os representantes de associações. O prefeito Anilton Bastos também ficou surpreso por até então acreditar que a mesma quantidade do ano passado seria distribuída em 2014. “Eu estou tão surpreso quanto vocês, porque acreditava que as 35 toneladas de sementes viriam para Paulo Afonso, e, no entanto, soubemos que seriam divididas com os agricultores da cidade de Glória; mas me comprometo a tentar corrigir isto junto ao Governo do Estado. Nossa preocupação é com os agricultores”, falou o prefeito.

Estiveram presentes ao evento o prefeito Anilton Bastos; o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno Agra; os secretário de Relações Institucionais, Luiz Carlos de Carvalho e de Desenvolvimento Econômico, Leda Maria Araújo Chaves; o chefe de Gabinete, Hermes Benzota de Carvalho Júnior; representantes da EBDA e do Departamento de Fomento Agropecuário (DEFA).

Autor: ASCOM/ PMPA