Prefeito Anilton Bastos e secretária de Educação, Selma Carvalho participam de encontro com técnicos do FNDE na sede da UPB

  • Publicado no dia: 22-01-2016
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Foi instalado nesta quinta-feira, 21 de janeiro, na sede da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), em Salvador, o escritório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde estão presentes técnicos da autarquia. O objetivo desta iniciativa, que se encerra na sexta-feira (22) é proporcionar aos gestores e secretários baianos o esclarecimento de dúvidas e informações sobre os projetos desenvolvidos em parceria com o Governo Federal. Representando Paulo Afonso, participam do evento o prefeito Anilton Bastos Pereira e a secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho.


    Segundo o secretário Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, é necessário repensar as estratégias de fomento à educação na Bahia. Para ele “os prefeitos são fundamentais para o processo educacional” e é preciso estabelecer um diálogo permanente com eles. “A UPB está preocupada com isso e vamos fazer um avanço na construção de uma escola que garanta ao aluno aprender”, ressaltou o secretário.

     

    Para a presidente da Comissão Temática e prefeita de Coaraci, Josefina Castro, a visita da equipe do FNDE vai dar segurança ao gestor municipal de ter como responder sua prestação de contas. A comissão Temática da UPB para a Educação foi criada no intuito de discutir esta extensa pauta sobre educação, estabelecer metas e criar soluções para os problemas vivenciados pelas administrações municipais.


    Desde o primeiro dia do encontro, estão acontecendo palestras sobre creches, reformulação de obras, prestação de contas e oficinas, possibilitando aos prefeitos conhecer mais sobre todos os programas. Durante os dois dias, das 8h às 12h e de 14h às 18h, os técnicos estão atendendo aos municípios para tirar dúvidas sobre questões relacionadas a obras, prestação de contas e demais programas do FNDE.


    Na programação da sexta-feira (22), haverá atendimento somente pela manhã. Das 8h às 11h, quando ocorrerá a oficina sobre PAR e o treinamento da equipe da SEDUC no SIMEC sobre obras e solução de dúvidas.


    O FNDE se tornou o maior parceiro dos 26 estados, dos 5.565 municípios e do Distrito Federal, pois vida a melhoria e garantia de uma educação de qualidade a todos, em especial a educação básica da rede pública. A iniciativa foi viabilizada através de ações articuladas entre a União dos Municípios da Bahia (UPB), Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação (FNDE).


    Fonte: UPB

     

    Autor: ASCOM/PMPA – Por Washington Luís – DRT/BA nº 4109