PPA Participativo acontece em Paulo Afonso com diversas autoridades e sociedade civil

  • Publicado no dia: 19-05-2011
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    O Plano Plurianual (PPA) estabelece os projetos e os programas de longa duração do governo, definindo objetivos e metas da ação pública para um período de quatro anos. Já o PPA Participativo consiste na sua elaboração com a participação da sociedade civil.

    Em Paulo Afonso, aconteceu, quinta-feira, 19, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, o PPA Participativo, um encontro democrático onde as autoridades estaduais e municipais puderam ouvir as necessidades da sociedade, por meio de seus representantes políticos e civis.  Paulo Afonso foi escolhida por ser a cidade-polo do Território de Itaparica, composto por seis municípios: Paulo Afonso, Abaré, Rodelas, Macururé, Glória e Chorrochó.

    Representantes das secretarias estaduais de Planejamento, do Desenvolvimento e Integração Regional e de Turismo, junto aos representantes de todas as secretarias municipais, de sindicatos, indígenas, entre tantos outros segmentos da sociedade, participaram da Plenária do PPA Participativo.

    A mesa foi composta pelo prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos; pelo secretário de Infraestrutura da Bahia, Wilson Brito; pelo deputado Estadual, Mario Negromonte Junior; pelo presidente da Câmara de Paulo Afonso, Regivaldo Coriolano; pela prefeita de Glória, Ena Vilma; pelo chefe de Gabinete da Setur, João Carlos Oliveira e por representantes do Território de Itaparica.

    De início, os representantes do Território expuseram algumas ações que devem ser desenvolvidas, em seguida o poder legislativo e executivo local explanou os atos prioritários que devem ser implantados no PPA e trazidos para a região. As reivindicações foram acerca do recapeamento da BA-210 e das estradas de acesso às cidades do território, segurança pública, saúde (UTI e médicos legistas), reforma da rodoviária local, voos, universidade federal, implantação de um juizado da criança e do adolescente e maiores investimentos no turismo.

    Para o prefeito Anilton Bastos, os planos que dependem do estado têm de sair do papel e, em nível de emergência: “Está em 1º, 2º e 3º lugar o recapeamento da BA-210”. Seguido de aplausos, o prefeito continuou suas reivindicações pelas melhorias de toda a região e lembrou: “Toda melhora vinda para Paulo Afonso beneficia todo o Território”.

    O chefe de gabinete da Setur, João Carlos Oliveira, reconheceu o potencial turístico da região e considera muito importante o encontro como exercício da democracia.

    Após a fala de todos os componentes da mesa, houve a divisão dos participantes da plenária, em sete grupos, para sugestão de propostas de melhoria para a região. À tarde, o evento seguiu com a discussão dessas propostas.

     

    Autor: ASCOM/PMPA