Pit Stop da Busca Ativa Escolar acontece neste domingo (11), na Ceasa, e combate a evasão de alunos

  • Publicado no dia: 06-12-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Com o objetivo de resgatar as crianças, adolescentes e adultos que estão fora da escola, neste domingo (11), o Comitê Intersetorial, formado pelas secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, realiza um Pit Stop da Busca Ativa Escolar, na Ceasa, no BTN. A ação acontece das 8h às 11h, com entregas de panfletos e adesivos para sensibilizar e mobilizar a população.


    O programa é do Governo Federal, mas os municípios e gestores municipais realizam a adesão unindo forças e parcerias para atender o objetivo, que é manter todos os estudantes na escola e aprendendo. “Estamos convidando todas as famílias, todas as crianças, adolescentes e adultos que estão fora da escola, que voltem para a escola, porque a gente sabe que a educação é fundamental para a vida de todo ser humano. Convidamos toda a comunidade pauloafonsina para estar junto com a gente, em parceria, resgatando e mantendo esses alunos na escola”, diz a representante da equipe da Busca Ativa, Cristiane Oliveira.


    De acordo com os dados da Seduc, Paulo Afonso não tem um número grande de evasão, porém apresentou alguns déficits em relação aos anos de 2020 e 2021, devido a pandemia. No ano de 2022, o percentual de alunos matriculados é bastante positivo, com o mínimo possível de estudantes fora da escola “O Busca Ativa é um programa contínuo e estamos fazendo essas ações pontuais com o objetivo de resgatar os alunos que ainda estão fora da escola para que esse índice não aumente”, explica a secretária de Educação Elza Brito.


    De acordo com o comitê, em janeiro a ação acontece na Ilha. A equipe já tem algumas ações organizadas para 2023, onde a idéia é fazer caravanas itinerantes, que além de levar vários serviços para a comunidade, que também terá o foco na Busca Ativa. “Esperamos ter vários parceiros que possam ajudar a sensibilizar toda a comunidade daqueles bairros e entornos. Além do gestor e das três secretarias estarem sempre comprometidos com a busca ativa, a gente tem que lembrar que na escola é onde começa e dá continuidade a toda educação do ser humano e os projetos de vida, então é importante que todos estejam na escola. Vamos seguir esse lema, fora da escola não pode, não importa a idade”, finaliza Cristiane.

    Autor: Ascom/PMPA